Músicas com a temática indígena

(Tópico em constante atualização.)

A música brasileira é uma das mais reconhecidas no mundo, principalmente pela diversidades de gêneros e letras que abordam os mais variados temas.

Um dos temas abordados em diversas canções no Brasil esta o índio que é retratado nas canções nas mais diversas formas.


1 Cara De Índio - Djavan


Na música "Cara de Índio" Djavan aborda questões sociais da exclusão do índio na sociedade brasileira como a falta de direitos é a perca gradativamente de sua cultura frente a cultura do homem branco.   

2 Kikio - Almir Sater



Na canção é abordado dois momentos da história do indígena no Brasil. No primeiro momento antes da chegada do homem branco e no segundo momento após a chegada dos europeus no Brasil.

Antes da descoberta do Brasil a música demonstra as civilizações nativas como vivendo em harmonia com o ambiente e se deslocando para as diversas regiões do território no caso os Tupis no norte e os Guaranis no Sul.

Com a chegada dos europeus a música vai se focar na angustia do índio após a perca de suas terras, tendo que se deslocar para o sertão para fugirem da escravidão e das doenças trazidas pelos europeus.

3 Índios - Legião Urbana



Com a chegada dos português no Brasil alguns grupos indígenas foram utilizados pelos portugueses como forma de auxiliar-los no desbravamento do território. Para que isso viesse acontecer os portugueses se utilizaram de diversas maneiras para ganhar a confiança desses índios entre essas formas estava a utilização do escambo.

É nesse momento histórico que a música "índios" da Legião Urbana tenta retratar
   
4 - Um sonho - Gilberto Gil 



Música que aborda de forma bem delicada a diferença de pensamento entre o indígena e o homem branco. Também podemos observar na música a falta de diálogo entre as duas culturas.

5 Curumim Chama Cunhatã Que (Todo dia era dia de índio) - Jorge Ben Jor



Música que fala sobre a exclusão do índio na sociedade brasileira. A letra da música faz grandes resolvas a forma como o índio enxerga o planeta e a decadência de muitas etnias frente a cultura do homem branco.
   
6 Serra de Maracaju - Almir Sater



Na música "Serra de Maracaju" podemos observar os principais repressores dos indígenas na época do Brasil Colonial entre esses repressores a música identifica os primeiros português a pisar em solo brasileiro, os bandeirastes e os retirantes. Essa repressão acabou levando a perca de muitos aspectos da cultura indígena como a músicas, rituais e histórias que foram perdidas com os massacres realizados ao longo da história.

7 Somos todos índios - Fagner 


Música que fala da relação do índio com a natureza, mostrando a questão da preservação do meio ambiente. A letra da música "Somos todos índios" tem como objetivo mostrar a visão do índio em relação ao meio ambiente.  

8 Almir Sater - Índios Adeus 




A música retrata as consequências do contato do índio com o homem branco, mostrando como a cultura do índio se modificou através desse contato .

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...