Herança colonial (Plano de aula)


Plano de aula para dois períodos.
Problematização de conteúdo:  Quais os principais problemas o Brasil herdou de sua época colonial ?



Objetivos 
 
-Analisar  o conteúdo já estudado em anos anteriores a respeito da história do Brasil.

-Compreender os reflexos dos primeiros anos do Brasil na sociedade atual.



Conteúdos

-História e cotidiano. 

-Brasil colônia. 

-Economia na colônia.

-Escravidão na Colônia.

Conceitos

-Escravidão.

-Colônia.

-Metrópole.

Metodologia

- Os alunos juntamente com o professor, vão se deslocar para a sala de informática. O professor pedirá que os alunos levem o caderno, caneta e cola para a realização da atividade que será feita no laboratório de informática.

- Chegando no laboratório de informática o professor irá informar que será realizado uma atividade em cima da música " É para rir ou para chorar " do Gabriel Pensador.

- Será explicado que eles devem prestar atenção no que a música está sendo dita e se eles conseguem identificar na letra da música consequências dos primeiros anos do Brasil, quando eles  identificarem devem marcar na letra da música e escrever no seu caderno qual relação eles identificaram.

- Logo em seguida o professor passará de novo a música parando em cada estrofe e perguntando se algum aluno marcou algo, se nenhum aluno se pronunciar o professor fará uma pergunta que sirva como forma do aluno se pronunciar. A pergunta do professor pode ser tanto relacionado com o presente quanto com o passado.  

- Com o fim da atividade  da música o professor pedirá para os alunos observarem as imagem logo abaixo e escolher três imagens sobre uma das características do Brasil colonial como escravidão, religião e economia, e escrever no caderno o que está sendo mostrado em cada imagem.     

- O professor passará em cada aluno para ver se a atividade foi desenvolvida.


Estratégias

-No dialogo com o professor os alunos irão refletir sobre a nossa sociedade atual relacionando muitos dos problemas de hoje com o passado colonial.

-Os alunos deverão fazer um trabalho de observação e analise a respeito das imagens.

Material

-Sala de informática.

-Aparelho de música.

Avaliação

- Será avaliado o nível de participação e interesse da turma. 


_____________________________________________________________


Música para a atividade

Música " É para rir ou para  chorar" Gabriel Pensador



Letra da Música

É Pra Rir Ou Pra Chorar?
Gabriel O Pensador


O Brasil proclamou sua independência, mas o filho do rei é que assumiu a gerência.
O povo sem estudo não dá muito palpite, e a nossa república é só pra elite.
(E quem faz greve o patrão ainda demite).
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil aboliu a escravidão, mas o negro da senzala foi direto pra favela.
Virou um homem livre e foi pra prisão.
Só que a tal da liberdade não entrou lá na cela.
(E a discriminação ainda é verde e amarela).
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil foi parar na mão dos militares, que calaram o povo no tempo da ditadura.
Torturaram e prenderam e mataram milhares, mas ninguém foi condenado pelos crimes de tortura.
(E tem até torturador lançando candidatura).
É pra ri ou pra chorar?
O Brasil conseguiu as eleições diretas, mas a gente que vota ainda é semi-analfabeta.
O Collor foi eleito e roubou até cansar.
O povo deu um jeito de cassar o marajá.
Mas ele não foi preso e falou que vai voltar!
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem mais terra do que a china tem chinês, mas a terra tá na mão dos grandes latifundiários.
A reforma agrária, ninguém ainda fez.
Ainda bem que os sem-terra não são otários.
(E tudo que eles querem é direito a ter trabalho).
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem miséria mas tem muito dinheiro, na mão de meia dúzia, no banco suíço.
O rico sobe na vida feito estrangeiro, e o pobre só sobe no elevador de serviço.
(E você aí fingindo que não tem nada com isso?)
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem um povo gigante por natureza que ainda não percebe o tamanho dessa grandeza.
Sempre solidário no azar ou na sorte, um povo generoso, criativo e risonho.
Poderoso, e tem um coração batendo forte que põe fé no futuro do mesmo jeito que eu ponho.
E vai ter que ser independência ou morte. Um por todos, e todos por um sonho.
É pra rir ou pra chorar?
É pra ir ou pra voltar?
Pra seguir ou pra parar?
Pra cair ou levantar?
É pra rir ou pra chorar?
Pra sair ou pra ficar?
Pra ouvi ou pra falar?
Pra dormir ou pra sonhar?
É pra ver ou pra mostrar?
Aplaudir ou protestar?
Construir ou derrubar?
Repetir ou transformar?
É pra rir ou pra chorar?
Pra se unir ou separar?
Agredir ou agradar?
Pra torcer ou pra jogar?
Pra fazer ou pra comprar?
Pra vender ou pra alugar?
Pra jogar pra perder ou pra ganhar?
Dividir ou endividar?
Dividir ou individualizar?
É pra rir ou pra chorar?
!

Imagens para a atividade

Escravidão






Religião 






Economia


 







Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...