Filmes de Hollywood sobre a Revolução Sandinista

A Revolução Sandinista ocorrida no período de 1979 a 1990 foi muito importante para a América Latina por se tratar de uma revolução ocorrida em plena Guerra Fria no continente americano. Como uma revolução de características únicas e de interesse mundial, fez com que Hollywood se interessasse na produção de alguns filmes retratando esse momento. Entre esses filmes podemos destacar dois que são:


1: Latino (Latin: America's Secret War in Nicaragua)


Capa do filme Latino

O filme Latino é o tipico filme com enredo norte americano, temos um ex soldado do Vietnã, um romance entre culturas diferentes, a influência da Cia, tiroteios, torturas etc..

O filme se passa três anos após  a derrubada da dinastia da família Somoza do poder da Nicarágua, a CIA recruta um veterano do Vietnã para trabalhar secretamente treinando os contra revolucionários. Com o passar do tempo Eddie acaba se apaixonando por Marlena que tem seu pai morto pelos contra revolucionários treinados por Eddie que começa a repensar a sua participação na tentativa de derrubar o governo revolucionário.

O ponto forte do filme está na sua filmagem que foi realizada na Nicarágua, na época que o filme retrata, utilizando aldeões locais e revolucionários sandinistas que a poucos anos antes haviam passado por eventos semelhantes as quais estavam atuando no filme.   

Dados do filme:

Título no Brasil: Latino
Título Original: Latin: America's Secret War in Nicaragua
Ano de Lançamento: 1985
Gênero: Drama / Guerra
País de Origem: EUA
Duração: 105 minutos
Direção: Haskell Wexler
Estúdio/Distrib: Lucasfilm





2: Sob Fogo Cerrado (Under Fire)


Capa do filme Sob Fogo Cerrado

Sob Fogo Cerrado se passa durante os últimos dias do regime do governo Somoza na Nicarágua. No papel principal do filme temos um jornalista que se propõem a registrar os momentos decisivos da guerrilha na Nicarágua. Russell Price começa a simpatizar com os revolucionários se propondo a fotografar um dos lideres da guerrilha que havia morrido, porém a fotografia devia levar as pessoas a pensar que o guerrilheiro estivesse vivo fazendo com que a guerrilha não perdesse força. Essa fotografia acaba ultrapassando as fronteiras da Nicarágua e ganhando repercussão mundial aparecendo nos noticiários do mundo todo.

Após a repercussão da fotografia Prince se desloca para uma suposta entrevista com esse líder da guerrilha, porém no caminho acaba sendo executado pelos soldados do governo Somoza.

O que chama mais atenção no filme é saber que o filme foi inspirado no assassinato do repórter da ABC Bill Stewart e seu tradutor Juan Espinoza por forças da Guarda Nacional em 20 de Junho de 1979. No ocasião sua câmera acabou gravando sua execução, sendo divulgado nos telejornais do mundo todo.

Dados do filme:

Título no Brasil: Sob Fogo Cerrado
Título Original: Under Fire
Ano de Lançamento: 1983
Gênero: Drama / Guerra
País de Origem: EUA
Duração: 128 minutos
Direção: Roger Spottiswoode
Estúdio/Distrib. Fox Filmes






Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...