Massacre de Tlatelolco (imagens)

O ano de 1968 foi um ano de grandes protestos pelo mundo, um desses protestos ocorreu na Cidade do México que sediaria as Olimpíadas de 1968. Motivados pelos protestos ocorridos em outras partes do mundo jovens mexicanos foram para as ruas protestar por melhorias sociais e contra os gastos do Estado para a realização das Olimpíadas. 

Os protestos começaram a tomar enormes proporções levando não só apenas estudantes, mas também outros grupos da sociedade mexicana a irem para as ruas.

Pressionados com o início das Olimpíadas que ocorreria dez dias após o dia 2 de outubro, o governo mexicano tomou atitudes drásticas para acabar com os protestos utilizando da violência para por fim nos protestos.

Motivados pelos protestos ocorridos pelo mundo jovens mexicanos foram para as ruas protestar contra o governo e contra a realização das Olimpíadas de 1968.


Os protestos tiveram como principal local a Praça das Três Culturas que reuniu milhares de pessoas. 
Com as manifestações iniciadas pelos estudantes, outros grupos da sociedade aderiram os protestos e as greves. Famílias inteiras foram para as ruas protestar contra o governo inclusive crianças e mulheres.

Professores também apoiaram as greves dos estudantes. .
Tanques foram utilizados nas ruas como forma de inibir a população que protestava na Cidade do México, o exército teve papel decisivo para o fim das manifestações. 
Em 2 de outubro, a repressão do exército contra os manifestantes atingiu seu ponto mais alto. Esse dia entrou para a história como "Massacre de Tlatelolco".
Revista após a invasão do exército no prédio onde os jovens estavam abrigados.
Exército mexicano efetuando prisões no prédio onde os manifestantes estavam abrigados.

Manifestantes presos após o fim dos protestos em 2 de outubro de 1968. Com o fim dos protestos mais de 1300 pessoas foram presas.

Nunca se soube o número de mortos no massacre de Tlatelolco , acredita-se  que morreram em torno de 200 e 300 manifestantes.






Postagem Relacionada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...