Casas das Tribos Nativas Americanas

As habitações dos nativos da America do Norte está vinculada em suas características com as regiões em que a tribo se estabeleceu.

Sendo a América um continente de grandes proporções territoriais as tribos tiveram ao longo dos anos tendo que adaptar suas moradias aos mais diversos ambientes desde as altas temperaturas no deserto do Arizona até as baixas temperaturas do Alasca. Além dos povos nômades que se deslocam em busca de recursos para sua sobrevivência. 

Essas diferenças podem ser vistas logo abaixo:



Wigwam


Wigwams são casas de nativos americanos usados ​​pelos índios algonquinos nas regiões de florestas. Os wigwams são pequenas casas, geralmente 8-10 metros de altura tradicionalmente são feitas de molduras de madeira que são cobertas com tapetes de tecido e folhas. Os wigwams são boas casas para as pessoas que permanecem no mesmo lugar por vários meses ao ano.

A maioria dos índios algonquinos viviam juntos em aldeias fixas durante a estação de cultivo, mas durante o inverno, cada grupo familiar muda-se para o seu próprio campo de caça. Os wigwams não são portáteis, mas eles são pequenos e fáceis de construir. Famílias indígenas da floresta poderiam construir novas cabanas a cada ano.


Wigwam, casa dos Nativos Algonquinos
   
Wigwam

Longhouses (Malocas)


São casas dos nativos americanos usados ​​pelas tribos iroqueses e alguns de seus vizinhos algonquinos. As Longhouses poderiam ter em torno de 200 metros de comprimento, 20 pés de largura e 20 metros de altura. Dentro da maloca, plataformas elevadas criavam um segundo andar, que era usado como dormitório, e telas de madeira dividiam os ambientes.

Cada maloca abrigava um clã inteiro, cerca de 60 pessoas. As malocas são boas casas para as pessoas que pretendiam permanecer no mesmo lugar por muito tempo. Os iroqueses viviam em aldeias permanentes vivendo praticamente de seu cultivo. Homens iroqueses tinham o costume de se deslocarem em viagens em busca de caça porém as mulheres poderiam viver na mesma maloca toda a sua vida.


Longhouse (Maloca) casa dos nativos iroqueses(em inglês e francês : Iroquois)
Longhouse (Maloca)

Tepees (Tenda) 


São moradias de índios americanos usados ​​por tribos das planícies. A tenda é feita de uma estrutura de madeira em forma de cone coberta de pele de búfalo. Como tendas modernas, são projetadas para serem desmontadas rapidamente. Como as tribos mudam-se de lugar para lugar, cada família desmontava suas tendas e as levam a cada deslocamento. Originalmente, as tendas tinham cerca de 12 metros de altura, mas uma vez que as tribos indígenas das planícies adquiriram cavalos, eles começaram a construí-las com o dobro do tamanho. 

Tepees são boas casas para pessoas que estão sempre em movimento. Os Índios das Planícies deslocavam se com freqüência para acompanhar os movimentos das manadas de búfalos. Toda uma aldeia nas planícies  poderiam ter suas tendas embaladas e prontas para se mover dentro de uma hora. Como haviam menos árvores nas grandes planícies do que nas florestas, por isso era importante para tribos das planícies ao realizar suas longas viajem levar com eles suas moradias ao invés de encontrar  material para construção de novas moradias.

Tepees (Tenda) casa dos nativos nômades das Grandes Planícies do Canadá e Estados Unidos.
Tepees antigos


Grass Houses


São casas de índios americanos usados ​​nas planícies do sul por tribos, como a Caddos. Assemelham-se a grandes cabanas, mas são feitos com materiais diferentes. São casas de grama feitas com uma moldura de madeira dobrada em forma de colmeia e palha com grama longa.

Elas eram grandes edifícios, às vezes com mais de 40 metros de altura. Casas de grama são bons lares para pessoas em um clima quente. Nas planícies do norte, os invernos são muito frio para fazer casas de  grama. Mas, nas planícies do sul do Texas, casas como estas eram confortáveis ​​para as pessoas que os usaram.
Grass Houses casas utilizadas pelos índios da Nação Caddo.
Grass Houses

Wattle and Daub House (Pau a Pique)


São casas de nativos americanos utilizadas por tribos do sudeste. As casas de pau a pique são feitas tecendo Arundinaria, madeira e vinha em um quadro, em seguida, cobrindo o quadro com barro. O telhado era construído com  palha, grama ou telhas com casca. As casas de pau a pique são  estruturas permanentes que levam um grande esforço para construir. Como malocas, eles são bons lares para povos agrícolas que pretendiam ficar em um lugar, como os Cherokees. As casas pau a pique requer um clima bastante quente para secar o gesso.
Wattle and Daub House casa dos nativos Cherokees and Creeks
Wattle and Daub (Pau a Pique)

Chickees


São lares dos americanos nativos utilizadas principalmente por tribos na Flórida, como os índios Seminole. Casas Chickee consistia de troncos de grossa espessura para suportar um telhado de palha e uma plataforma de madeira plana levantada a vários metros do chão. Eles não tinham nenhuma parede. Durante as tempestades na Florida índios utilizam de lonas feitas de couro ou de tecido para cobrir o chickee, mas a maior parte do tempo, os lados da estrutura eram deixados em aberto.

Os  chickees são boas casas para os povos que vivem em um clima quente e pantanosa. Os troncos longos impedem da casa afundar nas terras pantanosas, a  elevação do piso da cabana em cima  da terra mantém animais do pântano como cobras para fora da casa. Paredes ou coberturas de casas permanentes não são necessárias em um clima tropical onde nunca faz frio.
Chickees casa dos Nativos Seminole
Chickees antiga

Adobe Houses( Casa de adobe) 


São complexos de casas americanas nativas utilizadas pelos índios Pueblo do sudoeste. Adobe pueblos são, casas de vários andares modulares feitas de adobe (barro e palha cozido em tijolos rígidos) ou de grandes pedras cimentadas com adobe. Cada unidade de adobe é o lar de uma família, como um apartamento moderno. A estrutura inteira, que pode conter dezenas de unidades, é muitas vezes o lar de todo um clã. As casas para construir em um clima quente e seco, onde adobe pode ser facilmente misturado e seco . Trata-se de casas para pessoas de agricultura que não têm necessidade de se deslocar de sua aldeia para um novo local. Na verdade, algumas pessoas Pueblo têm vivido no mesmo complexo  de casa de adobe, por dezenas de gerações.
Adobe Houses( Casa de adobe) casa dos índios Pueblos.
Adobe Houses.

Earthen House( Casa de barro)


Casa de barro é um termo geral que se refere a vários tipos de casas dos nativos americanos incluindo hogans Navajo, Sioux.

Casas de barro são feitas por diferentes tribos que tinham desenhos diferentes, mas todos eram habitações semi-subterrâneas (geralmente uma estrutura de madeira coberta com terra ou palhetas) as casas eram escavadas a partir da terra, em forma de cúpula construída por cima da terra essas casas são boas para as pessoas que querem casas permanentes e vivem em uma área que não é coberta por florestas. (É um trabalho difícil de escavar casas subterrâneas em áreas com muitas raízes de árvores!) Viver parcialmente subterrâneo tem várias vantagens, especialmente em climas severos - a terra oferece proteção natural do vento e do tempo forte.
Earthen House( Casa de barro), casa dos índios Navajo.
Earthen House( Casa de barro).


Plank Houses



Plankhouses são lares americanos nativos utilizados por tribos da costa noroeste (do norte da Califórnia por todo o caminho até o Alasca.) casas são feitas de tábuas simples de madeira de cedro amarrado a uma armação de madeira. Casas de madeira dos nativos americanos parecem bastante semelhantes as casas antigas dos europeus, mas os índios não aprenderam a construí-las a partir de europeus, este estilo de casa era usada na costa noroeste, muito antes da chegada dos europeus.  

Essas casas são boas  para as pessoas em climas frios, com muitas árvores altas. No entanto, apenas as pessoas que não precisam migrar passar o tempo e esforço para construir estas grandes casas permanentes. A maioria dos nativos americanos que vivem nas florestas do extremo norte deve migrar regularmente para acompanhar os rebanhos de rena e outros animais, por isso as casas de tábuas não são uma boa opção para eles. Somente tribos costeiras, que vivem da pesca, feita casas como estas. 

Plank Houses, casas utilizadas por índios da costa oeste.
Plank Houses.

Igloos (iglus)


Os iglus (ou Iglu ) são casas de neve usadas ​​pelo esquimós do norte do Canadá. Nem todos os esquimós usavam os iglus. Algumas casas eram construídas usando ossos de baleia.Os iglu são ligeiramente escavados em forma de cúpula, mas são construído a partir da neve, com grandes blocos de gelo estabelecidas em um padrão espiral e cheios de neve para formar a cúpula. Os iglus são boas casas para a região polar, onde a terra é congelado, a cobertura de neve é profunda, e há poucas árvores. A neve é um bom isolante, e bloqueia o  gelo elas oferecem boa proteção contra os ventos árticos.
Igloos (iglus) casa do povo Inuit (Esquimós).
Iglu por dentro

Brush Shelters


São moradias temporárias dos nativos americanos  usadas ​​por muitas tribos. Escova abrigos são normalmente muito pequenos, como uma barraca de camping. As pessoas normalmente não podem ficar de pé dentro delas - eles são usados ​​apenas para dormir dentro Um abrigo  é feito de uma armação de madeira simples coberto com escova A moldura pode ser em forma de cone, com (ramos, folhas e grama.) um lado deixou em aberto como uma porta, ou em forma de tenda, com ambas as extremidades abertas. A maioria dos nativos americanos só fez um abrigo escova quando eles estavam acampando para fora no deserto. Mas algumas tribos migratórias que viveram em climas quentes e secos, como as tribos Apache, construíram abrigos escova como casas em uma base regular. Eles podem ser montados rapidamente a partir de materiais que são fáceis de encontrar no meio ambiente, para que as pessoas que constroem aldeias de abrigos escova pode se movimentar livremente, sem ter que arrastar pólos teepee.
Brush Shelters.
Brush Shelters.


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...