NELSON WERNECK SODRÉ E AS INTERPRETAÇÕES DO BRASIL MODERNO (1958-1964): Análise de conceitos e contexto de um intelectual brasileiro





NELSON WERNECK SODRÉ E AS INTERPRETAÇÕES DO BRASIL MODERNO (1958-1964):
 Análise de conceitos e contexto de um intelectual brasileiro



RESUMO:Este trabalho tem por objetivo apresentar Nelson Werneck Sodré como um dos intérpretes do Brasil moderno, nos anos de 1958 a 1964). Para isso, analisa as três obras consideradas essenciais ao entendimento do autor (Introdução à Revolução Brasileira (1958), Formação Histórica do Brasil (1962) e História da Burguesia Brasileira) e debate a construção dos seus conceitos principiais, observando sua lógica interna, suas referências teóricas e sua relação com a realidade. Para isso, parte-se das noções de “geração”, “redes de sociabilidade” e “itinerário intelectual”, conforme sistematizadas por Jean François Sirinielli. Por geração, considera-se o conjunto de intelectuais, nominados intérpretes do Brasil moderno, que tem por referência e fato fundador o processo de urbanização e industrialização do Brasil. Por redes de sociabilidade, compreende-se as instituições determinantes em sua produção no período estudado, quais sejam o PCB e o ISEB. O itinerário intelectual é trabalhado pelo próprio desenvolvimento das obra dentro do processo vivido no Brasil e pelas referências feitas pelo autor em suas notas e citações. Desta análise conclui-se que o autor é parte do processo de construção do marxismo brasileiro, apresentando os limites das interpretações possíveis quando analisados os elementos teóricos disponíveis e a determinante relação com a conjuntura, que propugnava o nacionalismo e o desenvolvimentismo como uma ideologia de massas. Assim como reafirma-se a hipótese inicial de que Werneck Sodré figura como um dos principais intérpretes do Brasil moderno visto que tal categorização independe de seu “acerto” ou “erro”, mas conformase da relevância de sua tentativa de analisar o passado e o presente do Brasil.


Palavras-chave:Nelson Werneck Sodré; Interpretações do Brasil, Marxismo Brasileiro, Nacionalismo, Desenvolvimentismo.






 

Sobre o Autor:

Daniela Conte é professora da rede pública estadual e municipal de Alvorada/RS, mestre em História pela UFRGS. O estudo da obra de Werneck Sodré é parte da dissertação do mestrado, entendendo que a compreensão da construção do Programa Nacional Democrático é parte da compreensão da atualidade da esquerda no Brasil e do processo de Revolução Brasileira em suas análises históricas e estratégias políticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...