SINCRETISMO E MULTICULTURALISMO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO SUL, PRESERVAÇÃO DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS RELIGIOSAS.


SINCRETISMO E MULTICULTURALISMO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO SUL, PRESERVAÇÃO DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS RELIGIOSAS.


Resumo: A religiosidade afro-brasileira remete seus praticantes a seus antepassados, seus ritos religiosos repletos de simbologias, cultuam o sagrado de uma forma diferente das religiões Judaico-cristãs, através do sincretismo e do multiculturalismo existente no Estado pode manter seus ritos, assim preservando muitos de seus hábitos culturais que teriam desaparecido não fosse à existência das religiões afro-brasileiras. Sendo assim pode-se afirmar que as religiões de matriz afro-brasileiras são de importância fundamental para a preservação histórico-cultural dos negros das diversas etnias que chegaram ao Brasil através do trabalho escravo.

Palavras chaves: Cultura – afro-brasileiros- Preservação-Religiosidade-Sincretismo


Sobre o Autor:

Possui graduação em História pela Universidade Norte do Paraná (2012), atualmente Pós-graduando em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira (ULBRA).
Tem experiência na área de História, com ênfase em História e cultura, atuando   principalmente nos seguintes temas: história, cultura, educação, sociedade e museologia . Com experiência tanto na área de pesquisa quanto na docência, foi responsável durante (2010-1012) pelo Museu Vila Rica de Júlio de Castilhos-RS onde desenvolveu alguns projetos pedagógicos e lúdicos, como professor participou como voluntário no Projeto mais Educação da E.E.E. F Dolores Paulino de Júlio de Castilhos RS, atualmente atua como redator do Blog Por que Rafael?  Mídia eletrônica voltada à história e a cultura do Município de Júlio de Castilhos RS e região, colunista do Portal Educação, consultor pedagógico da Elarning cursos Contatos: E-mail:silvacamargorafael@gmail.com Telefone:(55) 99209805

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...