Músicas com a temática escravidão

A escravidão foi um dos momentos mais vergonhosos da história do Brasil, durante quase 400 anos a mão de obra escrava foi fonte de riqueza para o explorador que a utilizou de todas as formas possíveis.

Hoje a escravidão nos trás varias reflexões a respeito do nosso passado e de como queremos nosso futuro. Como forma de fazer esse pensamento vamos observar como a música brasileira aborda esse tema.


1. Retirantes - Dorival Caymmi 


Música da novela Escrava Isaura que bate na questão da dificuldade de ser negro na época do Brasil colonial. A música se apega principalmente na frase "Vida de negro é difícil é difícil como que" frase essa que já mostra o tom de dor que a música nos passa.

2. Zumbi -  Jorge Ben Jor



O negro durante o Brasil colonial foi tratado como mercadoria, sem ser respeitado sua cultura e etnia. A música Zumbi trata de forma bem didática alguns fatores pouco explorados nas canções a respeito do tema, principalmente mostrando alguns locais de onde os negros eram trazidos como Angola, Congo, Benguela, Monjolo, Cabinda, Mina, Quíloa, Rebolo.

3. Canto das três raças - Clara Nunes 

Música que fala não apenas da escravidão negra mas também de outros grupos étnicos que foram escravizados como o negro.

4. Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro - O Rappa

Uma das principais heranças da escravidão é o  preconceito que a  nossa sociedade tem em relação ao  negro, que muitas vezes é obrigado a passar por situações constrangedoras apenas por ser negro . É nesse foco que a música "Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro" aborda em sua letra.

5. Mão da Limpeza - Gilberto Gil

A música nos trás uma reflexão do trabalho que a maioria dos negros exerce em nossa sociedade, mostrando como a sociedade moderna ainda tem resquícios do tempo da escravidão

6.O Navio Negreiro - Caetano Veloso

Música falando do sofrimento do negro que eram trazidos nos navios negreiros de forma desumana.

7.Favelafrica - A família 

Rap que nos trás uma reflexão sobre a história do negro. A música cantada em forma de poema nos mostra a amargura sofrida pelos negros durante a época de escravidão.

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...