A escravidão foi um dos momentos mais vergonhosos da história do Brasil, durante quase 400 anos a mão de obra escrava foi fonte de riqueza para o explorador que a utilizou de todas as formas possíveis.
Hoje a escravidão nos trás varias reflexões a respeito do nosso passado e de como queremos nosso futuro. Como forma de fazer esse pensamento vamos observar como a música brasileira aborda esse tema.
1. Retirantes - Dorival Caymmi
Música da novela Escrava Isaura que bate na questão da dificuldade de ser negro na época do Brasil colonial. A música se apega principalmente na frase "Vida de negro é difícil é difícil como que" frase essa que já mostra o tom de dor que a música nos passa.
2. Zumbi - Jorge Ben Jor
O negro durante o Brasil colonial foi tratado como mercadoria, sem ser respeitado sua cultura e etnia. A música Zumbi trata de forma bem didática alguns fatores pouco explorados nas canções a respeito do tema, principalmente mostrando alguns locais de onde os negros eram trazidos como Angola, Congo, Benguela, Monjolo, Cabinda, Mina, Quíloa, Rebolo.
Música que fala não apenas da escravidão negra mas também de outros grupos étnicos que foram escravizados como o negro.
4. Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro - O Rappa
Uma das principais heranças da escravidão é o preconceito que a nossa sociedade tem em relação ao negro, que muitas vezes é obrigado a passar por situações constrangedoras apenas por ser negro . É nesse foco que a música "Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro" aborda em sua letra.
5. Mão da Limpeza - Gilberto Gil
A música nos trás uma reflexão do trabalho que a maioria dos negros exerce em nossa sociedade, mostrando como a sociedade moderna ainda tem resquícios do tempo da escravidão
6.O Navio Negreiro - Caetano Veloso
Música falando do sofrimento do negro que eram trazidos nos navios negreiros de forma desumana.
7.Favelafrica - A família
Rap que nos trás uma reflexão sobre a história do negro. A música cantada em forma de poema nos mostra a amargura sofrida pelos negros durante a época de escravidão.
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.
|
Negro Rei, Cidade Negra.
ResponderExcluir