Citações sobre a Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi uma das maiores chacinas que ocorreram na América do Sul.

A tríplice aliança encabeçada pelo Brasil levou à quase destruição do Paraguai que teve boa parte de sua população morta incluído mulheres e crianças.

Abaixo temos algumas citações de grandes obras que relatam as consequências dessa guerra para aquele país.


1: As veias abertas da América Latina 

“Até sua destruição, o Paraguai se erguia como uma exceção na América Latina: a única nação que o capital estrangeiro não tinha deformado. O longo governo de mão-de-ferro do ditador Gaspar Rodriguez de Francia (1814-1840) incubaram, na matriz do isolamento, um desenvolvimento econômico autônomo e sustentável. O Estado, onipotente, paternalista, ocupava o lugar de uma burguesia nacional que não existia, na tarefa de organizar a nação e orientar seus recursos e seu destino."(Galeano,2002, p.205).”



 Eduardo Galeano




2: História do Brasil 


"O Paraguai saiu arrasado do conflito, perdendo partes do seu território para o Brasil e a Argentina e seu próprio futuro. O processo de modernização tornou-se coisa do passado, e o país se converteu em um exportador de produtos de pouca importância. Os cálculos mais confiáveis indicam que metade da população paraguaia morreu, caindo de aproximadamente 406 mil habitantes, em 1864, para 231 mil em 1872. A maioria dos sobreviventes era de velhos, mulheres e crianças."(Fausto, 2013, p.185)


Boris Fausto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...