Citações sobre os índios na história do Brasil

A historiografia brasileira já vem algum tempo produzindo conteúdo sobre o indígena no Brasil, principalmente nos período do Brasil colonial e Brasil Império.


Abaixo algumas citações sobre os índios na historiografia brasileira.



1: O índio e a conquista portuguesa

"Os primeiros contatos entre portugueses e indígenas parecem ter sido pacíficos. Se nos apoiarmos no testemunho de Pero Lopes, notaremos que os índios se mostravam amistosos e se sentiram atraídos pelos objetos oferecidos pelos portugueses em suas trocas, não ocultando a sua ruidosa alegria com abraços, que os portugueses, de sua parte, recebiam com muita reserva. Mesmo quando os primeiros povoadores começaram a se fixar na terra, diz o historiador J. F. de Almeida Prado, “ainda houve um certo desejo de entendimento. As uniões de desbravadores com índias predispunham à conservação da paz”. Porém, com o tempo, continua, “interesses vários intervieram e as divergências começaram”, com conseqüências catastróficas para os portugueses, que tiveram a quase totalidade das capitanias inviabilizadas." (KOSHIBA, 1994, p. 37)

Luiz Koshiba



2:Breve História do Rio Grande do Sul

"No entanto, a política oficial em relação ao índio nem sempre era aquela proposta pelos tropeiros e estancieiros, que queriam matar todos os bugres. Os governos imperial e provincial viam o índio como elemento povoador da zona fronteiriça com o Prata. O que lhes interessava era submeter e controlar os nativos e não eliminá-los. A principal decorrência dessa postura foi o estabelecimento de uma política de aldeamentos, a partir de 1848, que visava a delimitar o espaço de atuação dos índios e sistematizar o controle da população. Mas a modificação do modo de vida indígena não era uma tarefa fácil para os brancos, já que o aldeamento significava a perda da liberdade de circulação pelas florestas para a prática da caça e das atividades extrativistas, além de reunir grupos indígenas marcados pela rivalidade mútua." (Kühn, 2001, p.19)


Fábio Kühn


3:Breve História do Rio Grande do Sul

Os paulistas do século XVII passaram a utilizar o trabalho compulsório indígena em larga escala em suas propriedades dedicadas à triticultura. Daí o interesse acentuado pela mão de obra guarani, habilitada nas tarefas agrícolas. O hábito de possuir escravos indígenas disseminou-se na sociedade paulista, e ,para driblar as proibições da legislação vigente, os índios cativos passaram  a ser denominados "administradores". Ou seja, em troca de fornecimento de comida, roupas e instrução religiosa, os fazendeiros paulistas "administravam" o trabalho e as vidas dos guaranis obtidos nas expedições de apresamento conhecidas como bandeiras.

Fábio Kühn




4:As veias abertas da América Latina

"Não se salvam, atualmente, nem mesmo os índios que vivem isolados no fundo das selvas. No começo deste século, sobreviviam ainda 230 tribos no Brasil; desde então desapareceram 90, aniquiladas por obra e graça das armas de fogo, e micróbios. Violência e doenças, pontas de lança da civilização: o contato com o homem branco continua sendo, para o indígena, o contato com a morte.” (Galeano, 2002, p. 60) 

Eduardo Galeano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...