Guerra do Vietnã (Imagens)

A guerra do Vietnã ocorrida durante os anos de 1959 a 1975,foi uma guerra de fracassos para os EUA que não conseguiu derrotar as forças Vietnamitas que tinha um poder bélico muito inferior ao seu. Se utilizando das características geográficas da região os Vietcongues conseguiram que os EUA retirasse de seu território amargando uma derrota histórica.

O resultado da guerra foi mais de 1 milhão de mortos( civis e militares), além da destruição da economia do Vietnã.

O corpo de um paraquedista US morto em combate na selva, perto da fronteira com o Camboja é levantado até um helicóptero de evacuação em Guerra Zona C, 14 de maio de 1966.

Crianças fugindo do local de uma suposta base de Viet Cong, que foi atacada com napalm, em 1972.
Uma mulher sul-vietnamita chora sobre o corpo de seu marido, encontrado em uma vala comum perto de Hue.
Dr. Joseph Wolfe, centro, trata um soldado ferido, enquanto outros médicos observam a Charlie Med, um hospital improvisado subterrâneo na base Khe Sanh Marinha sitiada, março 1968.
Paraquedistas franceses descem no posto avançado fortificado em Dien Bien Phu para fornecer reforços aos soldados que tentam resistir a um cerco pelo Viet Minh, 16 de março de 1954.

Uma imagem aérea mostra um sinal de paz, aparentemente feito com um trator, perto de Camp Eagle, sede da 101ª Divisão Aerotransportada, na parte norte do Vietnã do Sul, 08 de maio de 1971.
A imagem tirada pela jornalista da Nova Zelândia Peter Arnett Gregg, mostra Marines norte-americanos recém desembarcados .Fazem o seu caminho através das areias da Praia Vermelha em Da Nang, 10 de abril de 1965.
Uma mulher vietnamita carrega um bebê e puxa a filha em direção à uma área de segurança perto de Tay Ninh, cerca de 60 milhas a noroeste de Saigon, julho 1963.

Malcolm Browne Wilde foi um jornalista e fotógrafo americano ganhador do prêmio Pulitzer. No primeiro de uma série de suicídios com fogo por monges budistas, Thich Quang Duc queima até a morte em uma rua em Saigon para protestar contra a perseguição dos budistas pelo governo vietnamita do Sul, 11 de junho de 1963.
Um paraquedista ferido faz uma careta de dor enquanto ele aguardava a evacuação médica do acampamento.
Esta fotografia foi tirada pelo fotojornalista alemão e duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer Horst Faas. Ele mostra helicópteros do Exército dos EUA derramando fogo de metralhadoras na linha das árvores para cobrir o avanço das tropas terrestres sul-vietnamita enquanto eles atacam um acampamento de Viet Cong a 18 milhas ao norte de Tay Ninh, perto da fronteira com o Camboja, março 1965.
Marines norte-americanos saem de suas trincheiras ao sul da DMZ depois de uma terceira noite de luta contra as tropas norte-vietnamitas, de Setembro de 1966. O helicóptero à esquerda foi derrubado quando ele veio para reabastecer a unidade.
Henri Huet, o fotógrafo de guerra francês que toirou esta imagem , morreu em 1971, quando o helicóptero que ele estava com mais três fotojornalistas foi derrubado. Ele nos mostra pára-quedistas do 2º Batalhão, 173ª Brigada Aerotransportada, mantendo suas armas automáticas acima da água enquanto eles atravessam um rio na chuva durante uma busca de posições vietcongues na área de selva de Ben Cat, 25 de setembro de 1965.
Soldados do Vietnã do Sul dormem em um transportador de tropas da Marinha dos EUA na sequência de uma operação de quatro dias contra o Viet Cong.
Esta imagem icónica mostra o chefe de polícia Nguyen Ngoc Loan prestes a executar Viet Cong oficial Nguyen Van Lem na rua em Saigon.
Um soldado americano não identificado com uma mensagem anti-guerra em seu capacete.
Médico Thomas Cole trata Sgt Harrison Pell durante um tiroteio, apesar de ter uma bandagem em torno de um de seus próprios olhos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...