Educação Incaica (Verbete)

O roubo era um velho conhecido entre os incas. Em uma sociedade aonde não havia escassez  de alimentos, pois o Estado organizava grandes reservas para momentos de dificuldades, o  roubo acontecia sem haver necessidade. Havia severas punições para o roubo. Não roubar,  não ser ocioso, não mentir, eram os preceitos principais dos incas.

A expansão militar dos incas foi efetuada através da mentira. A tática militar dos soldados  indígenas era de ataque surpresa, com machados, fundas, flechas. Eram guerrilheiros os guerreiros incaicos. E, nesta estratégia, a mentira desempenhava essencial função. Nas montanhas fingiam não estar ali, e nas vitórias, muitas delas chegavam depois de simulações de retiradas.

Não obstante a existência do império dever-se à prática de tais pecados, pois desobedecer os valores do inca era desobedecer valores da sua religião, e o nome da religião incaica era  Tahuantinsuyu, estes três valores estão intrinsecamente ligados ao sistema econômico específico dos incas baseado na reciprocidade e na redistribuição. E ninguém foi mais necessário do que os membros do Conselho Imperial inca, chamados de amautas para a difusão dos valores do incanato.

Educação incaica 















Entre os incas inexistiam ricos e pobres. Lucro era algo impensável, eles jamais conheceram o dinheiro. Mas na educação inca, existia uma profunda desigualdade. As mulheres nobres educavam-se em Cuzco a partir dos 10 anos para aprender, entre outras coisas, a cozinhar e a tecer. Os integrantes das classes trabalhadoras aprendiam no local de trabalho, ou em seus lares. Para eles não existia escola, na divisão social do saber entre os incas, eles aprendiam com seus familiares que reproduziam as informações das gerações mais antigas.

Os amautas eram aqueles que se dedicavam a educação formal dos filhos dos nobres e dos filhos do inca. A palavra amauta significa em quíchua “uma pessoa de grande sabedoria”. Por seu prestígio social, faziam parte do Conselho do Inca. A educação acontecia nas escolas fundadas por Inca Roca, que se expandiram conforme o império crescia, as escolas recebiam o nome de Yachayuasi ou “Casas de saber”.

Nas escolas, os filhos dos orelhões e dos incas aprendiam os conteúdos (normas morais, religião ou cosmovisão andina, conhecimentos sobre a história incaica, formas de governo do império, matemática, o idioma da administração, quíchua), as teorias, e também o trabalho, esportes. Praticavam lutas, aprendiam a fabricar armas e sandálias. Um dos princípios morais dos incas era transmitido aos futuros governantes do império, o de não ser ocioso.




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Sobre o Autor:
Rafael Freitas
Rafael da Silva Freitas: Nasceu no dia 29 de dezembro de 1982 em Santa Maria, RS. Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. Produtor e radialista do programa "História em Pauta" na web rádio La Integracion. Colunista no Jornal de Viamão.

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