Minha história



           

Texto publicado originalmente no Jornal de Viamão (http://www.jornaldeviamao.com.br/) e disponivel em : http://coluna-do-rafael-freitas.blogspot.com.br/search/label/1%20-%20Minha%20hist%C3%B3ria


Rafael Freitas
Sou de Santa Maria, uma das cidades mais populosas do Rio Grande do Sul (mais populosa do que Viamão, por exemplo), conhecida por ficar no coração do estado, daí seu epíteto de cidade “Coração do Rio Grande”; por ser uma cidade universitária, daí seu outro apelido, de “Cidade- cultura”. Ligado a esta alcunha, podemos lembrar também do incêndio na boate Kiss: entre os cerca de 600 feridos e 200 mortos, muitos eram estudantes de ensino superior. Mas antes de residir aqui em Viamão, fui morador da cidade que resultou de um desmembramento de Viamão... E me orgulho muito de ter vivido nesta cidade bendita, Alvorada...

Desde quando eu estive aquerenciado em Alvorada, mantive relações com a cidade de Viamão, primeiro participando da produção do livro “Raízes de Alvorada”, depois colaborando com um artigo para o “Raízes de Viamão”. Publiquei no “Raízes de Viamão“ o texto elaborado através de entrevistas com antigos moradores chamado “Cotidiano do Passo do Feijó e a importância do ócio em contraditória convivência” enfatizando a relação étnico-racial e os primeiros CTGs da parte de Viamão que hoje é Alvorada. E entre um trabalho e outro, organizei o livro “Alvorada tradicionalista”, quando abordamos também um pouco sobre o tradicionalismo gaúcho em Viamão.

No dia 21 de fevereiro de 2014, no município de Alvorada RS, foi realizado o evento chamado Síncrese Americanista, que representou a fundação oficial do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. E eu estive lá, como um dos fundadores deste grupo que foi sendo formado desde 2013, dentro da instituição de ensino aonde me graduei em História, licenciatura plena. Uma de nossas ações é o programa História em Pauta, e eu sou um dos seus produtores e radialistas.

Denominei minha coluna no Jornal de Viamão simplesmente de “Na batalha das ideias” em homenagem a História, esta ciência do dissenso, da discordância, das ideias conflitantes e contraditórias, enfim, a mestre de todas as ciências, o local, por excelência, da dialética. Abordarei aqui, História, Educação e Polêmica. Sempre com iniciais maiúsculas.



Sobre o Autor:
Rafael Freitas
Rafael da Silva Freitas: Nasceu no dia 29 de dezembro de 1982 em Santa Maria, RS. Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. Produtor e radialista do programa "História em Pauta" na web rádio La Integracion. Colunista no Jornal de Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...