Texto publicado originalmente no Jornal de Viamão (http://www.jornaldeviamao.
Rafael Freitas |
Desde quando eu estive aquerenciado em Alvorada, mantive relações com a cidade de Viamão, primeiro participando da produção do livro “Raízes de Alvorada”, depois colaborando com um artigo para o “Raízes de Viamão”. Publiquei no “Raízes de Viamão“ o texto elaborado através de entrevistas com antigos moradores chamado “Cotidiano do Passo do Feijó e a importância do ócio em contraditória convivência” enfatizando a relação étnico-racial e os primeiros CTGs da parte de Viamão que hoje é Alvorada. E entre um trabalho e outro, organizei o livro “Alvorada tradicionalista”, quando abordamos também um pouco sobre o tradicionalismo gaúcho em Viamão.
No dia 21 de fevereiro de 2014, no município de Alvorada RS, foi realizado o evento chamado Síncrese Americanista, que representou a fundação oficial do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. E eu estive lá, como um dos fundadores deste grupo que foi sendo formado desde 2013, dentro da instituição de ensino aonde me graduei em História, licenciatura plena. Uma de nossas ações é o programa História em Pauta, e eu sou um dos seus produtores e radialistas.
Denominei minha coluna no Jornal de Viamão simplesmente de “Na batalha das ideias” em homenagem a História, esta ciência do dissenso, da discordância, das ideias conflitantes e contraditórias, enfim, a mestre de todas as ciências, o local, por excelência, da dialética. Abordarei aqui, História, Educação e Polêmica. Sempre com iniciais maiúsculas.
Rafael da Silva Freitas: Nasceu no dia 29 de dezembro de 1982 em Santa Maria, RS. Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. Produtor e radialista do programa "História em Pauta" na web rádio La Integracion. Colunista no Jornal de Viamão.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário