Na música "Sonhos Guaranis" nos é retratado um pouco da história do Mato Grosso e da Guerra do Paraguai.
Na voz de Almir Sater podemos entender um pouco como a Guerra do Paraguai foi prejudicial não só para o Paraguai mas também para as localidades próximas ao conflito.
Sonhos Guaranis
Almir Sater
Mato Grosso encerra em sua própria terra
Sonhos guaranis
Por campos e serras a história enterra uma só raiz
Que aflora nas emoções
E o tempo faz cicatriz
Em mil canções
Lembrando o que não se diz
A região do Mato Grosso tem uma forte cultura indígena principalmente da etnia Guarani. Muito da história dessa região acaba sendo pouco difundia para o restante do Brasil por se tratar de localidades de fronteira e ficando distante dos grandes centros econômicos.
Mato Grosso espera esquecer quisera
O som dos fuzis
Se não fosse a guerra
Quem sabe hoje era um outro país
Amante das tradições de que me fiz aprendiz
Em mil paixões sabendo morrer feliz
Durante a Guerra do Paraguai a região do Mato Grosso foi invadida e dominada pelos paraguaios que queriam expandir seu território para o leste e obter uma saída para o Oceano Atlântico.
Antes da guerra o Paraguai era um país com um forte desenvolvimento industrial, crescendo com suas próprias pernas sem ajuda da Inglaterra.
Podemos identificar esse pensamento no trecho quando o autor da música diz "Quem sabe hoje era um outro país"
E cego é o coração que trai
Aquela voz primeira que de dentro sai
E as vezes me deixa assim ao
Revelar que eu vim da fronteira onde
O Brasil foi Paraguai
Com o fim da guerra, o Paraguai foi praticamente destruído, perdendo parte de seu território para o Brasil e a Argentina (o Brasil ficou com a região entre os rios Apa e Branco atribuída ao Estado do Mato Grosso). Acredita-se que 75 % da população do Paraguai foi morta e o conflito bélico arrasou a sua industria.
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário