Programa História em Pauta Nº 38 (América Central)

Na cronologia da História da América e do Caribe, em 2014 surgiram o GEACB e o grupo que mantém a plataforma O Istmo, uma rede de centro-americanistas para informação, opinião e análise sobre a América Central. Aproveitamos a passagem por Porto Alegre do maior especialista em temas centro-americanos de Pelotas e um dos três membros fixos do O Istmo, para conversar com ele no dia 1 ° de junho de 2016. Seu nome: Aleksander Aguilar.

O bate papo foi descontraído, iniciado após a vinheta de abertura produzida pelo maior especialista em historiografia palmarina do Brasil, professor Adriano Viaro. O programa, que foi a edição 38 do História em Pauta, foi gravado no estúdio da web rádio do Ponto de Cultura La Integracion. Sem esquecer de fazer uma homenagem de reconhecimento a importância de Juliana Vitorino para O Istmo, abordamos um pouco sobre quais os países que formam a América Central, o que são as maras, quais os processos de integração aconteceram na região, e discutimos sobre categorias como “meso-américa”, “triângulo norte”, “centro-américa”, “CA4”, “ditadura de baixa intensidade”, entre outros assuntos.

No final, o convidado, que também é músico, leu uma poesia sobre a contraditória e marginal América que não é do sul nem do norte, explicando porque estudá-la!

Programa História em Pauta Nº 38 (América Central)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...