No Morro Santana, Levanta Favela faz nova apresentação de peça sobre a resistência guarani

Publicado em 31/08/2016



Os ataques portugueses e espanhóis e a resistência dos índios guaranis para manter suas terras na região das missões no Rio Grande do Sul. O conflito entre 1750 e 1756 ganhou o nome de Guerra Guaranítica, mas foi registrado nos livros de história como um episódio de dizimação desses indígenas.

Nesse domingo (4), a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela apresenta no Morro Santana, na Zona Leste de Porto Alegre, a peça Sepé: Guarani Kuery Mbaraeté, que mostra o período dos conflitos entre os indígenas do Rio Grande do Sul e os exércitos das coroas da Espanha e de Portugal ponto de vista do povo guarani dos dias atuais, que continua resistindo a condições desiguais de vida, falta de políticas públicas e ao apagamento de suas raízes. A apresentação, promovida pela rádio comunitária A Voz do Morro, será às 15h, na praça da Vila Tijuca, no Acesso 3 do Morro Santana.

O espetáculo foi contemplado com o prêmio Funarte Artes na Rua de 2014 e foi montado pela primeira vez em 2015. Oitava peça de teatro do Levanta Favela em oito anos de atividade, Sepé: Guarani Kuery Mbaraeté contou com orientação do cacique mbya guarani Vherá Poty da Terra Indígena de Itapuã Tekoá Pindó Mirim. A montagem é uma livre adaptação do texto A Lenda de Sepé Tiaraju, de César Vieira.

Cartaz do evento

Ficha técnica: Sepé: Guarani Kuery Mbaraeté - Livre adaptação do texto “A lenda de Sepé Tiaraju”, de César Vieira
Direção e Concepção: Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela
Confecção da cabeça de cobra: Núbia Quintana
Confecção de painel: Muralha Rubro Negra
Elenco: Ana Eberhardt, Douglas Ferreira, Douglas Reginatto, Gabriela Cra, Junior Junk, Kacau Soares, Rafael Mautone, Robson Reinoso, Rodrigo Reis, Roger Ribeiro, William Fossati
Duração média: 85 min
Classificação: Livre

Serviço:
O que: Apresentação da peça Sepé: Guarani Kuery Mbaraeté
Onde: Praça da Vila Tijuca, Acesso 3, Morro Santana, Porto Alegre
Quando: 04/09, às 15h.

Página de evento no facebook:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...