Programa História em Pauta Nº 47 (Bairro Restinga)

Há muito a ser dito sobre a “vila de maloca” Restinga Velha, como por exemplo que é fruto de um quilombo removido, pois muitos dos seus moradores originários foram antes expulsos das áreas quilombolas da Ilhota e Areal. Mas não é essa a tese defendida no História em Pauta 47, quando Fábio Melo e Rafael Freitas conversaram com o professor Pablo Silva.

Pablito, como é conhecido pelos mais próximos, é professor de História da rede pública estadual, morador do Morro Santana, comunicador da Voz do Morro, ex professor do Pré Vestibular Popular Esperança Popular e um estudioso das vilas populares de Porto Alegre.

Conforme nosso convidado, em 1966 se instalou em Porto Alegre uma nova política habitacional, que jogava pessoas das vilas mais próximas do centro para lugares muito mais distantes, como aonde hoje é a Restinga Velha, que fica no extremo sul da capital do estado. Para lá, foram jogadas pelo exército os pobres e os negros, sem direito a água encanada, energia elétrica e transporte público. Como se fosse uma “solução final”, ou um “campo de concentração”.

Essa edição da reunião de estudos do GEACB metida a programa de rádio mostra um exemplo concreto do autoritarismo instalado no Brasil com o golpe de 1964. Nosso tema foi o bairro Restinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...