Músicas com a temática Getúlio Vargas


Getúlio Vargas foi um grande estadista brasileiro que deixou saudades, não apenas após a sua morte, mas também para as gerações futuras.

A música brasileira ao longo dos anos fez diversas homenagens a esse estadista que marcou seu nome na história do Brasil.

1. 24 de agosto - Teixeirinha




Música de Teixeirinha, que fala sobre a morte de Getúlio Vargas. Na música podemos observar um pouco do carinho que o brasileiro tinha por Getúlio Vargas e como a morte do presidente deixou a nação em profunda tristeza.


2. Revolução de Getúlio Vargas: 1930 - Zico Dias e Ferrinho




Música rara composta na década de 30, para "noticiar" a chegada de Getúlio Vargas a presidência do Brasil. Podemos observar a importância que a música tinha naquela época para deixar o povo consciente dos acontecimentos do Brasil. 

3. TRABALHADORES DO BRASIL / A ÉPOCA DE GETÚLIO VARGAS - Portela



Samba enredo falando sobre os anos de política de Vargas enfocando o crescimento industrial. A música faz também referência ao posicionamento do povo em relação ao Estado Novo.

4. O Grande Presidente - Estação Primeira de Mangueira 1956



Outro samba enredo, que faz uma pequena biografia de Vargas expondo sua história política. Samba criado alguns anos após a morte de Vargas, ainda no calor dos acontecimentos de sua morte. 

5. A GRANDE PERDA DO BRASIL - GILDO DE FREITAS



Música cantada pelo grande cantor nativista gaúcho Gildo de Freitas. Música que fala sobre a morte de Getúlio Vargas exaltando Vargas como um altruísta da nação que preferiu a morte do que ver seu povo em guerra.

No último governo Vargas teve grandes dificuldades para governar a nação sendo pressionado a renunciar ao cargo de presidente.



6. Getúlio Vargas - Adoniro José



Na música cantada por Adoniro José, nos traz um pensamento de que na época de Vargas e Juscelino não havia pobreza.

7. G e Ge (Seu Getúlio) 1931 - Almirante & Bando de Tangarás


Marchinha criada em 1931 logo após a revolução de 30, podemos observar o carinho que o povo brasileiro tinha por Getúlio Vargas.

8. Dr. Getúlio - Chico Buarque



Na música podemos fazer uma pequena análise do que foi os anos de governo de Vargas é o carinho que ele deixou no povo.


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...