Geopolítica na história da América

A Geopolítica é um conjunto de conhecimentos multidisciplinar, que agrega teoria política, relações internacionais, geografia, história, geologia, ciência política, economia e sociologia, que se aplicam às relações de poder entre países em todo mundo. Sendo assim, é muito importante nosso estudo sobre a Divisão Internacional do Trabalho[1], para sabermos qual lugar de cada país dentro do sistema capitalista mundial. A Geopolítica nos ajuda a entender como os governos, a sociedade civil, os políticos e os conglomerados econômicos interferem diretamente na ação dos Estados nas diversas áreas como políticas educacionais, direitos humanos, cidadania, acesso a uma boa renda e serviços, trabalho e nas relações com outros Estados/países.


A palavra “geopolítica” foi criada em 1899 pelo cientista político e politico conservador sueco Rudolf Kjellén (1864-1922), que concebia a geopolítica como um estudo do Estado. Dizia Kjellén que o objetivo da geopolítica era “O Estado em sua totalidade, tal como se manifesta na vida real”.

Rudolf Kjellén(1864 - 1922)

Kjellén, por sua vez, era estudioso da obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844- 1904). Ratzel, se tornou conhecido por criar a teoria do “espaço vital” (Lebensraum em alemão). Segundo a teoria do espaço vital de Ratzel todo progresso significaria um maior uso do meio, dos recursos naturais do espaço ocupado: “Quando a sociedade se organiza para defender o território, transforma-se em Estado”. Daí a importância do “espaço vital”, para o progresso da sociedade que explora seus recursos. Para Ratzel “Espaço é Poder”.

Friedrich Ratzel (1844 - 1904)

A teoria de Ratzel foi muito utilizada pelo Império Alemão, fundado após a unificação do país em 1870. Nas décadas de 1930 e 1940, o pensamento de Ratzel também foi usado, desta vez para justificar a expansão e dominação da Alemanha nazista sobre outros países da Europa.

Exemplos de geopolítica no continente americano

Mesmo antes do conceito ser criado, ou da geopolítica se tornar uma ciência, já era possível perceber como os governos dos Estados modernos aplicavam certas políticas em seus territórios. Um bom exemplo disto foi a expansão para o oeste nos Estados Unidos, ao longo do século XIX. O governo incentivava os cidadãos das grandes cidades, ou imigrantes, a colonizar o vasto território a oeste dos Montes Apalaches. Mas isto corria paralelamente a um genocídio indígena[2]

Outros exemplos de geopolítica no continente americano no século XIX e início do século XX:

Doutrina Monroe (1823) - Formulada pelo então presidente dos EUA, James Monroe, que não queria uma intervenção europeia no continente americano. Nesta época os países latino- americanos estavam lutando por sua independência. A ideia do presidente Monroe era “A América para os americanos”.

Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe (1903): A partir das ideias do presidente estadunidense Theodore Roosevelt a famosa frase “a América para os americanos” de Monroe, tinha virado “a América para os estadunidenses”. Que isto significava? Significava que na América eram os Estados Unidos que deveriam mandar. O imperialismo inglês, francês e alemão, deveriam se ocupar com a África ou com parte da Ásia e deixar a América Latina nas mãos estadunidenses!

Doutrina Drago (1907). O nome desta doutrina se deve a Luiz Drago, Ministro do Exterior da Argentina. Drago defendia que os países que emprestavam dinheiro sabiam da realidade e dos recursos dos países devedores. Por isso não podiam cobrar algo sem levar em conta a capacidade de pagar destes países. Era uma forma destes países se protegerem do imperialismo estadunidense.

Obviamente, a Doutrina Drago não foi aceita pelo governo dos Estados Unidos. Muitos países foram invadidos pelos EUA. O “lebensraum estadunidense” se tornou a América Latina...,

Notas:

[1]Para saber mais: http://geaciprianobarata.blogspot.com.br/2017/01/miseria-das-nacoes-divisao.html

[2] Para saber mais: http://geaciprianobarata.blogspot.com.br/2016/10/guerra-contra-os-estados-unidos.html

Sobre o Autor:
Fábio Melo
Fábio Melo: Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. Pesquisa sobre História Social da América e Educação na América (América Latina e Estados Unidos). Produtor e radialista do programa "História em Pauta" na rádio A Voz do Morro. Tem diversos textos escritos sobre educação, cultura e política. 

Um comentário:

  1. Artigo excelente. Além de esclarecer de forma simples o significado e importância da geopolítica, nos trás indicativos de outras fontes para adentrarmos ao poderio maldoso dos Estados Unidos. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...