RESENHA DE LIVRO - "Cidade de quartzo" de Mike Davis

Livro: “Cidade de quartzo: escavando o futuro de Los Angeles”

Autor: Mike Davis

Editora: Boitempo

Ano: 2009


O historiador Mike Davis aborda o surgimento e o desenvolvimento de Los Angeles, uma das maiores cidades dos Estados Unidos, de forma bastante detalhada e criativa. Não se contenta apenas em narrar e analisar fatos políticos e econômicos, mas coloca a luta de classes como o principal motor da história de Los Angeles. O livro é sobre Los Angeles, mas bem que poderia ser sobre qualquer outra grande cidade do mundo. Problemas que ocorreram na cidade estadunidense são, muitas vezes, comuns em várias outras cidades.

Especulação imobiliária e gentrificação. O poder da mídia local. O racismo e a segregação econômica. As relações de poder político. A arquitetura e o urbanismo contra os moradores de rua. Os shoppings centers panópticos. As revoltas sociais e a repressão policial. As guerras de gangues e o consumo de drogas. A cultura hollywoodiana e a cultura undergruond. O papel da Igreja nas questões sociais. A industrialização da região de Los Angeles e seu impacto na vida dos habitantes; são as temáticas esmiuçadas na obra. A partir das análises de Davis, podemos perceber todas as contradições que tornam Los Angeles uma cidade ao mesmo tempo dinâmica e estagnada, e ainda assim ser um dos principais polos do capitalismo estadunidense.

Um ponto importante é que a obra foi publicada originalmente em 1990, dois anos antes dos chamados “distúrbios de Los Angeles”, quando uma revolta popular se manifestou após a agressão de um jovem negro, Rodney King, por policiais. De certa forma, o livro foi uma “premonição” dessa revolta. A cidade já havia presenciado uma onda de revolta popular, décadas antes. A revolta de Watts que ocorreu em 1965, teve o mesmo motivo: racismo policial. Mike Davis trata a revolta de Watts como um verdadeiro marco na história da cidade.

Uma boa leitura para quem quer conhecer a "história oculta" de Los Angeles e descobrir que muitos problemas urbanos são comuns, inerentes ao sistema capitalista. 






Sobre o Autor: 
 

Fábio Melo: Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata (GEACB). Produtor e radialista do programa "História em Pauta", que já passou por rádios comunitárias de Porto Alegre e Alvorada. Professor de História. Tem diversos textos escritos sobre educação, cultura e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...