Plano de aula para três períodos.
Problematização do conteúdo: Qual as motivações para a fuga da família real para a colônia?
Objetivos
-Identificar as motivações da fuga da família real para o Brasil.
-Relacionar o passado e o presente da sociedade brasileira em seu âmbito cultural.
-Identificar as modificações sociais e culturais na colônia com a chegada da família real.
Conteúdos
-Fuga da família real.
-Divergências políticas entre França e Inglaterra.
-Visão da Monarquia a respeito da colônia.
-Interesses políticos por traz do apoio inglês.
Conceitos
-Colônia.
-Expansionismo.
-Monarquia.
-Política.
-Fuga.
Metodologia
-Será explicado aos alunos que a turma irá assistir a um filme sobre a chegada da família real no Brasil. Juntamente com os alunos o professor fará uma breve explicação a respeito dos acontecimentos políticos que sucedeu a fuga da família real.
-Será entregue e lido para os alunos uma folha com perguntas sobre o que eles devem observar no filme.
-Por meio dessas perguntas os alunos deverão escrever com suas palavras o que eles observaram após assistir ao filme.
-Os alunos irão junto com o professor se deslocar para a sala de vídeo.
Estratégias
-Os alunos escutarão a proposta do professor.
-Os alunos deverão junto com o professor se encaminhar para a sala de vídeo.
-Os alunos irão começar a responder as perguntas podendo discutir com o colega do lado .
Materiais/ Recursos
-Sala de vídeo.
-DVD Carlota Joaquina Princesa do Brasil.
Avaliações
-Se avaliará a participação em aula.
-Síntese do conteúdo.
_______________________________________________________________________________________
Filme para a atividade
CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL
Título original: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: Carla Camurati
Ano: 1995
País de origem:BRASIL
Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: Carla Camurati
Ano: 1995
País de origem:BRASIL
Perguntas para a realização da atividade.
a) Quais motivos o filme aborda para a vinda da família real para o Brasil?
B) Qual a visão da monarquia a respeito da colônia?
C)De que forma a família real é retratada no filme?
D) Descreva como o filme retrata a população mais pobre do Brasil.
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.
|
🍃✨Sensacional 😍🍂
ResponderExcluirÉ para qual série esse conteudo?
ResponderExcluirPlano de aula desenvolvido inicialmente para uma turma de 6º série 7º ano.
Excluir