Chegada da família real no Brasil (Plano de aula)

 


 Plano de aula para três períodos.

Problematização do conteúdo: Qual as motivações para a fuga da família real para a colônia?


Objetivos

-Identificar as motivações da fuga da família real para o Brasil.

-Relacionar o passado e o presente da sociedade brasileira em  seu âmbito cultural.

-Identificar as modificações sociais e culturais na colônia com a chegada da família real.


Conteúdos

-Fuga da família real.

-Divergências políticas entre França e Inglaterra.

-Visão da Monarquia a respeito da colônia. 

-Interesses políticos por traz do apoio inglês.

Conceitos
-Colônia.

-Expansionismo.

-Monarquia.

-Política.

-Fuga.


Metodologia

-Será explicado aos alunos que a turma irá assistir a um filme sobre a chegada da família real no Brasil. Juntamente com os alunos o professor fará uma breve explicação a respeito dos acontecimentos políticos que sucedeu a fuga da família real.

-Será entregue e lido para os alunos uma folha com perguntas sobre o que eles devem observar no filme.

-Por meio dessas perguntas os alunos deverão escrever com suas palavras o que eles observaram após assistir ao filme.

-Os alunos irão junto com o professor se deslocar para a sala de vídeo.

Estratégias

-Os alunos escutarão a proposta do professor.

-Os alunos deverão junto com o professor se encaminhar para a sala de vídeo.

-Os alunos irão começar a responder as perguntas podendo discutir com o colega do lado .

Materiais/ Recursos
-Sala de vídeo.

-DVD Carlota Joaquina  Princesa do Brasil.

Avaliações

-Se avaliará a participação em aula.

-Síntese do conteúdo.


_______________________________________________________________________________________

Filme para a atividade



CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL

Título original: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: Carla Camurati
Ano: 1995
País de origem:BRASIL


Perguntas para a realização da atividade.

a) Quais motivos o filme aborda para a vinda da família real para o Brasil?

B) Qual a visão da monarquia a respeito da colônia?

C)De que forma a família real é retratada no filme?

D) Descreva como o filme retrata a população mais pobre do Brasil.




Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

3 comentários:

  1. É para qual série esse conteudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plano de aula desenvolvido inicialmente para uma turma de 6º série 7º ano.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...