Importância e colaboração do Club Litterário Félix da Cunha para a formação cultural e social do município de Júlio de Castilhos/RS -1901-1925.



Importância e colaboração do Club Litterário Félix da Cunha para a formação cultural e social do município de Júlio de Castilhos/RS -1901-1925. 

Resumo: A história local do município de Júlio de Castilhos será contada através de diferentes relatos históricos desta cidade, entretanto cabe ao historiador criar teses com base teórica bem fundamentada a cerca de determinados pontos desta história para que se entenda melhor não só a sociedade local de um determinado período como também a sociedade atual como um todo. A pesquisa que se segue busca o conhecimento a cerca da formação cultural local da cidade de Júlio de Castilhos através do Club Litterário Félix da Cunha com ênfase nos fatos ocorridos entre 1901-1925, clube este que vem há mais de um século direta ou indiretamente forjando a cultura local através das ações de seus sócios como um todo. Foi dentro do Club Felix da Cunha que muitas das manifestações artísticas e culturais foram introduzidas na localidade de Júlio de Castilhos. Através das ações diretas e indiretas de seus sócios chega até o município os primeiros recitais, bailes, bibliotecas, o teatro municipal, o movimento tradicionalista dentre outras manifestações culturais que contribuíram para a formação cultural local atual.

Palavras-chave: Cultura, sociedade, preservação, história.


Sobre o Autor:

Possui graduação em História pela Universidade Norte do Paraná (2012), atualmente Pós-graduando em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira (ULBRA).
Tem experiência na área de História, com ênfase em História e cultura, atuando   principalmente nos seguintes temas: história, cultura, educação, sociedade e museologia . Com experiência tanto na área de pesquisa quanto na docência, foi responsável durante (2010-1012) pelo Museu Vila Rica de Júlio de Castilhos-RS onde desenvolveu alguns projetos pedagógicos e lúdicos, como professor participou como voluntário no Projeto mais Educação da E.E.E. F Dolores Paulino de Júlio de Castilhos RS, atualmente atua como redator do Blog Por que Rafael?  Mídia eletrônica voltada à história e a cultura do Município de Júlio de Castilhos RS e região, colunista do Portal Educação, consultor pedagógico da Elarning cursos Contatos: E-mail:silvacamargorafael@gmail.com Telefone:(55) 99209805

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...