IMPRENSA E POLÍTICA: As reformas de base do governo João Goulart sob a perspectiva do jornal “O Estado de São Paulo” (1963-1964)


IMPRENSA E POLÍTICA: As reformas de base do governo João Goulart sob a perspectiva do jornal “O Estado de São Paulo” (1963-1964)


Resumo: O presente trabalho trata sobre o jornal “O Estado de São Paulo” e o governo do presidente brasileiro João Goulart. A pesquisa é delimitada através da identificação e análise da postura das reportagens e editoriais do diário paulista enquanto discurso sobre as propostas elaboradas durante o governo janguista no período de janeiro de 1961 a março de 1964. Primeiramente aborda-se o governo de João Goulart e a questão nacionalista, tratando as condutas e propostas reformistas para o Brasil no período de seu governo (1961-1964). O segundo passo refere-se à história do jornal “O Estado de São Paulo” enquanto trajetória histórica, buscando identificar a sua postura política e linha editorial no contexto brasileiro da década de 1960. Para finalizar, verifica-se a perspectiva do jornal “Estadão” em relação às reformas propostas por Jango.

Palavras-chave: Discurso. Ideologia. Governo. Imprensa. Reformas de base. Política.



 

Sobre o Autor:

Wagner de Ávila Barcelos é graduado em História pela Faculdade Porto-Alegrense . Nascido em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...