Breve História do Rio Grande do Sul (Resenha)



Nome:Breve História do Rio Grande do Sul
Autor:Fábio Kühn
Data:2011
Editora: Leitura XXI


Resenha

O livro aborda de uma forma bastante didática a história do Rio Grande do Sul, focando na importância que o RS teve durante os anos de colônia. De forma quase que cronológica o autor começa mostrando as dificuldades que a colônia teve em povoar as terras mais ao sul, principalmente pelo fato da pouca importância econômica que essas terras tinham, assim o índio foi fundamental para o povoamento da região. Os primeiros capítulos do livro demonstram esse comportamento de utilizar os índios como povoadores das terras, seja através das Missões Jesuíticas ou mesmo de uma forma mais direta por parte do governo como a criação de aldeias como a Aldeia dos Anjos.

Com o decorrer do livro a história do RS vai sendo descrita de uma forma Breve tentando contemplar boa parte dos principais eventos da história do RS como a imigração alemã e italiana, os conflitos geográficos com os países do Prata, os conflitos com o próprio império, a participação política nos primeiros anos de República etc ...

Dessa forma vejamos o livro "Breve História do Rio Grande do Sul" como os demais livros que levam o nome "Breve" em seu título, ou seja, uma história pouco  explorada pelo autor, porém nos traz algum conhecimento geral da história de um Estado que muitas vezes acaba sendo marginalizado na historiografia brasileira.

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Um comentário:

  1. O livro é breve, no sentido de ser sucinto, mas a quantidade de temas que ele contempla é bem vasta e as abordagens são bastante pertinentes. A seleção de temas fala muito do livro e no caso é o ponto forte do mesmo. Eu o classificaria como mais do que "como os demais livros que levam o nome "Breve" em seu título, ou seja, uma história pouco explorada pelo autor", mas como um livro que cumpre a missão que se propõe. No caso um bom livro para começar a pensar o RS.

    Em comparação ao da Pesavento é bem mais leve a leitura e não tão econômica...

    Abraços, Davenir Viganon

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...