João Cândido: herói da ralé (Resenha)


Nome: João Cândido: Herói da ralé
Autor: Eridan Passos
Editora: Expressão Popular
Ano: 2008


Resenha

Falar de João Cândido é falar sobre a Marinha brasileira e as desigualdades e maus - tratos que existiam na instituição durante boa parte do século XX.

É em cima dessas circunstâncias que o livro "João Cândido: Herói da ralé" vai abordar em suas páginas, focando na vida de João Cândido conhecido como o "Almirante Negro" principal líder da Revolta da Chibata, ocorrida no ano de 1910.

Com uma escrita bastante simples e bem detalhada o livro faz uma análise entre dois momento da vida do "Almirante Negro", mostrando o jovem João Cândido e sua participação na Revolta da Chibata e as conseqüências da rebelião para o restante de sua vida.

A autora se utiliza das conseqüências da revolta para a vida de João para melhor analisar o conflito, assim com o passar do livro fica a pergunta de quem realmente venceu o conflito os marinheiros rebelados ou o governo e a Marinha.       


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...