Análise da música Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones - Engenheiros do Hawaii / Os Incríveis

A música "Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", nos apresenta na sua letra um momento histórico marcante para a história do EUA.

A guerra do Vietnã levou muitos jovens norte americanos para lutarem numa guerra que eles nem ao mesmo sabiam o porquê.

Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones

Engenheiros do Hawaii / Os Incríveis.




Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones..



Durante a guerra do Vietnã ocorrida entre os anos de 1955 e 1975 as bandas Beatles e Rolling Stones estavam no auge do sucesso, principalmente no ano que os EUA entrou na guerra em 1965. Entre os fãs das bandas estavam milhares de jovens.

Girava o mundo
Sempre a cantar
As coisas lindas
Da América...

Durante o período da guerra muitas "tribos" nasceram nos EUA entre elas estavam os Beatnik e posteriormente os Hippie. Esses grupos se caracterizavam pelo anti-materialismo e a busca pela paz interior.  No caso do Hippie a vida nômade e em comunidades era uma característica marcante do grupo. 


Não era belo
Mas mesmo assim
Havia mil garotas afim
Cantava Help
And Ticket To Ride
Oh Lady Jane, Yesterday...

Os jovens dessa época se apagavam muito no pensamento do amor livre tendo como slogan do movimento Hippie a frase "Paz e Amor" .

Cantava viva, à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na América...



Com as baixas no exército norte americano muitos jovens foram convocados para lutarem no Vietnã, essa convocação era feito através de cartas . Até o ano de 1973 o serviço militar era obrigatório, o que levou muitos jovens sem experiência a irem obrigados para a guerra. 

Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs...

A mudança de vida foi radical para os jovens norte americanos ,  saíram do conforto de suas casas e da segurança do EUA, para lutarem na selva .

Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...

Representação dos barulhos das armas utilizadas na guerra.

Era um garoto
Que como eu!
Amava os Beatles
E os Rolling Stones
Girava o mundo
Mas acabou!
Fazendo a guerra
No Vietnã...

A guerra do Vietnã trouxe grandes consequências para a vida desses jovens muitos morreram na guerra e os que regressavam para os EUA estavam mutilados ou psicologicamente afetados pelos horrores da guerra.  


Cabelos longos
Não usa mais
Nem toca a sua
Guitarra e sim
Um instrumento
Que sempre dá
A mesma nota
Ra-tá-tá-tá...

Ao ingressarem no exército os jovens tinhas seus cabelos raspados e aprendiam à utilizar armamentos como fuzis, metralhadoras, submetralhadoras etc.

Não tem amigos
Nem vê garotas
Só gente morta
Caindo ao chão
Ao seu país
Não voltará
Pois está morto
No Vietnã...

O número de soldados norte americanos mortos no Vietnã gira em torno de 58,203 mortos.

Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
No peito um coração não há
Mas duas medalhas sim....

Como forma de reconhecimento o exército entrega medalhas de bravura e honra, 

Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...


Representação dos barulhos das armas utilizadas na guerra.

Ra-tá-tá tá-tá ...
Ra-tá-tá tá-tá ...


Representação dos barulhos das armas utilizadas na guerra.


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

13 comentários:

  1. Excelente trabalho . Parabéns . Sou professora de história e vou aproveitar teu trabalho. Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  2. Ameiih me ajudou muito no meu dever de história, muito obrigado★

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu trabalho. Sou professora de história. Vou utilizar o texto para uma aula mas, como não poderia ser diferente, vou citar a fonte. Antecipadamente. Grata.

    ResponderExcluir
  4. Qual o contexto social referido na letra da canção

    ResponderExcluir
  5. A cancao termina com uma critica a guerra vcs poderiam esplicar sobre isso ??

    ResponderExcluir
  6. Como historiador näo poderia ter esquecido dos autores. Na realidade a música é italiana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...