Análise da música "Não foi Cabral" - Mc Carol

O funk no Brasil muitas vezes é visto de forma pejorativa principalmente por ter letras que tratam sobre sexo e drogas. Porém as vezes aparece algumas músicas que fazem a sociedade refletir sobre a história do Brasil.


Na música "Não foi Cabral" de MC Carol, faz uma crítica de como o história do Brasil e estudada nas salas de aulas.





Professora me desculpe
Mas agora vou falar
Esse ano na escola
As coisas vão mudar

Trecho da música que critica a forma como a história do Brasil e estudada nas salas de aulas, muitas vezes de  forma romantizada e pouca realista.

Nada contra ti
Não me leve a mal
Quem descobriu o Brasil
Não foi Cabral

Foi Cabral que levou os méritos pelo descobrimento do Brasil, porém quando aqui chegou já havia diversas tribos indígenas morando, índios que até hoje não foram respeitados como os verdadeiros donos da terra.

Pedro Álvares Cabral
Chegou 22 de abril
Depois colonizou
Chamando de Pau-Brasil

O trecho nos informa sobre o dia que o Brasil começou a ser explorado por Portugal e a primeira forma de exploração que foi o Pau-Brasil.

Ninguém trouxe família
Muito menos filho
Porque já sabia
Que ia matar vários índios

A forma de colonização no Brasil foi a exploratória. Portugal não tinha nenhum interesse em colonizar de forma permanente , os que aqui chegavam pensavam apenas em lucrar e levar a riqueza para a Europa.

13 Caravelas
Trouxe muita morte
Um milhão de índio
Morreu de tuberculose

Com a chegada do Branco a principal forma de mortalidade de índios aconteceu por doenças trazidas pelo colonizador entre essas doenças estava a tuberculose.

Falando de sofrimento
Dos tupis e guaranis
Lembrei do guerreiro
Quilombo Zumbi

Não foi apenas os índios que sofreram com o homem branco no Brasil, os negros também foram explorados e tiveram suas vidas perdidas pela ganância do homem branco.

Zumbi dos Palmares
Vitima de uma emboscada
Se não fosse a Dandara
Eu levava chicotada

O trecho fala sobre dois heróis da resistência da nossa história Zum bi dos palmares e Dandara sua esposa. Ambos lutaram contra a escravidão no Brasil.

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...