5 Razões para a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial

Os Estados Unidos desempenharam um papel crucial no desfecho da I Guerra Mundial e do tratado de paz subsequente, no entanto, o país tentou se manter neutro durante a maior parte do conflito que entendia como sendo um assunto europeu. Em 1917, a política da Woodrow Wilson e da opinião pública mudou a favor da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial. Abaixo 5 razões para a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial.


Atrocidades alemãs na Bélgica

Base alemã com prisioneiros belgas
Um fator que teve uma grande influência sobre a opinião pública americana foi a invasão da Bélgica. As histórias de atrocidades alemãs no país neutro chocaram os americanos. Histórias de civis desarmados sendo mortos e pequenas cidades sendo destruídas circularam por toda a imprensa norte americana. Embora algumas das histórias eram propaganda britânica, elas deixaram um sentimento anti-alemão forte entre os americanos.

Interesses econômicos


JP Moran e Tio  Sam
Os empresários norte-americanos estavam muito interessados ​​na vitória dos Aliados , entre eles estavam JP Morgan que ajudou a financiar os esforços de guerra britânicos e franceses, com aproximadamente US$ 3 bilhões em empréstimos e compras de títulos. Se os Aliados fossem derrotados pelo Poder Central, eles provavelmente não seriam capazes de pagar suas dívidas com seus credores dos EUA. Muitos empresários fizeram campanha para a intervenção dos Estados Unidos na guerra ao lado das forças aliadas.

Naufrágio do Lusitânia

Lusitânia, afundado em 1915
Em maio de 1915, um submarino alemão afundou o navio de passageiros britânico Lusitânia ao largo da costa da Irlanda. Mais de 1.000 passageiros foram mortos, incluindo 128 americanos. Embora o navio possa ter servido como transporte de equipamento militar, juntamente com os civis, os americanos ficaram furiosos porque as pessoas a bordo não foram avisadas ​​antes do naufrágio. Além de sobrecarregar as relações diplomáticas entre os EUA e a Alemanha, o naufrágio do Lusitânia aumentou ainda mais o sentimento anti-alemão nos Estados Unidos.


Guerra submarina irrestrita


Submarino alemão
Em resposta ao bloqueio da Grã-Bretanha, a Alemanha virou-se para a guerra submarina para impedir os bens de chegar a Grã-Bretanha. Após o afundamento do Lusitânia, Alemanha prometeu parar com a guerra submarina irrestrita, mas dentro de menos de um ano, eles torpedearam outro navio de passageiros a balsa Sussex cross-Inglês Channel. Mais uma vez, os alemães prometeram não atacar os navios de passageiros, sem aviso . Mas essa promessa foi de curta duração também.


Telegrama Zimmermann


Telegrama Zimmermann
Em 1917, o chanceler alemão Arthur Zimmermann enviou um telegrama para o México sugerindo que se os EUA declarassem guerra à Alemanha, o México deveria declarar guerra contra os EUA, em troca o México receberia de volta o território perdido na Guerra Mexicano-Americana (Texas, Novo México e Arizona). Infelizmente para a Alemanha, o telegrama foi interceptado pelos britânicos e apressadamente dado aos americanos. Embora o México não tinha real intenção de declarar guerra contra os EUA, a publicação da carta mobilizou ainda mais o povo americano contra as Potências Centrais.


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

13 comentários:

  1. Valeu Felipe Carreira - A guerra é muito lucrativa para os banqueiros pois financiam a indústria bélica e os países envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. odieiiii essssa bosta!!

    ResponderExcluir
  3. Faltou ressalvar que a saída da Russia após pesadas derrotas frente a Alemanha, deixou os banqueiros judeus a perder muito dinheiro em caso da vitória da Alemanha.
    Para além de não quererem perder dinheiro, os sionistas queriam a Palestina em troca pela vitória dos aliados, e aí nasce a declaração de Balfour, mesmo após a declaração de Paz da Alemanha no verão de 1916

    ResponderExcluir
  4. Muito boa v/postagem, pois, o mais comum é (des)informar os alunos que os EUA entraram na I Guerra devido a saída da Rússia do conflito por conta da Revolução Socialista, o que é contraditório uma vez que o EUA entram no conflito em Abril de 1917 e a revolução bolchevique se deu em Outubro do mesmo ano...

    ResponderExcluir
  5. Bom, pode-se dizer sim k os americanos entraram na primeira guerra mundial com a saida da russia, é porque o governo de Nicolau II foi derrubado em março e logo entra o governo provisorio na russia. Sendo assim ja dava para perceber sobre a sainda da russia na guerra apesar de bolchevique nao xtar no poder ainda. Portanto, isso poderia sim motivar a entrada dos americanos na guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada inocente esses idiotas bolcheviques não tinham ideologia alguma só saíram da guerra devido ao milionário doação alemã de dez milhões de dólares para que o então golpista enganador comunista Lenin tirasse a Rússia do conflito é foi o que este fez.Dessa forma esses alemães idiotas patocinaram a morte é o assassinato da família Romanov um genocídio sem precedentes iniciando um regime genocida é nefasto o maior engodo social o tal socialismo que só destrói o caráter social humano.

      Excluir
    2. A Rússia retirou-se da guerra por não conseguir sustentar a mesma. a própria opinião pública do país pediu a saída do conflito, uma vez que a nação acumulava perdas humanas enormes,além de lutar com armamento obsoleto.A família Romanov não foi morta com o patrocínio dos alemães, mas no contexto da Revolução. Não esqueça do Domingo Sangrento, isso sim, uma carnificina perpetrada pela família Romanov, contra o próprio povo faminto, enquanto a nobre dinastia comia do bom e do melhor. Não deixe o seu fanatismo influir no reconhecimento dos fatos.

      Excluir
  6. vai me ajudar bastante no meu trabalho de história obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...