Filmes sobre Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi uma das principais formas de resistência negra no Brasil. Constituído por vários quilombos próximos Palmares se tornou um refúgio para os negros que fugiam da difícil vida de escravo.

Ao longo do tempo a filmografia do Brasil vem retratando alguns momentos da história, momentos onde o negro teve participação não apenas como oprimido indefeso mas também como um grupo social que lutou pelo seu direito, cultura e religião.

1. Quilombo (1984)


Capa do filme Quilombo (1984)

O filme conta a história de um grupo de escravos que foge da difícil vida nos engenhos de Pernambuco e se deslocam para a região de palmares em busca de se estabelecer nos quilombos que lá existiam.

Entre essas pessoas se encontra Ganga Zumba, que com o tempo se torna o líder de palmares. Além de Ganga Zumba o filme retrata também a luta de Zumbi dos Palmares afilhado de Ganga que é sequestrado ainda criança por um grupo de brancos e vendido como escravo. Após conseguir fugir e retornar para palmares Zumbi  acaba virando líder após discordar de Ganga Zumba sobre a continuidade da luta contra os opressores.

O filme é uma boa forma de se familiarizar com a história de palmares e seus personagens principalmente em relação a Ganga Zumba que acabou ficando menos conhecido que Zumbi na história do Brasil.


Dados do Filme:

Título Original: Quilombo
Gênero: Drama | Histórico | Aventura
Ano de Lançamento: 1984
Duração: 119 min
País de Produção: Brasil, França
Diretor(a): Carlos Diegues




2. Ganga Zumba (1963)

Capa do filme Ganga Zumba (1963)


Filme com um tom bastante dramático para relatar todo o sofrimento do negro na história do Brasil.

A história do filme segue a história de Ganga Zumba e sua fuga junto de seus companheiros em busca de palmares. O forte do filme está em registrar as dificuldades e a obstinação do negro pela liberdade. Diferente do filme "Quilombo" de 1984, nesse filme o foco está apenas em Ganga Zumba(junto com seus companheiros) e sua fuga para palmares.


Dados do Filme:

Título Original: Ganga Zumba
Gênero: Drama | Histórico
Ano de Lançamento: 1963
Duração: 92 min
País de Produção: Brasil
Diretor(a): Carlos Diegues





Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

2 comentários:

  1. No filme quilombo em 1984 em qual capitania ficava o engenho que mostra no início do filme primeira pergunta

    ResponderExcluir
  2. No filme quilombo em 1984 atualmente corresponde a qual região no Brasil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...