Músicas com a temática trabalho


O trabalhador sempre foi foco de exploração das sociedades capitalistas. Nas músicas abaixo temos retratadas diversas formas de exploração do trabalhador, seja na fábrica, no campo ou mesmo em momentos que não esteja trabalhando.




1. EXCOMUNGADOS - Vida de operário



Música pouco conhecida, mas expõe de forma bastante clara a vida do operário. A música não faz muitos rodeios em cima do assunto e vai direto ao ponto em relação ao tema.

2. Admirável Gado - Novo Zé Ramalho



A reforma agrária ainda é um sonho no Brasil. A disparidade de quem tem terra e de quem não tem é muito grande no nosso país. A música "Admirável Gado Novo" se tornou uma música simbolo dos problemas rurais do nosso país. 

3. Cidadão - Zé Geraldo



Para a construção das grandes cidades é necessário muito mão de obra, trabalhadores que muitas vezes não tem o devido valor na nossa sociedade. Na música o cidadão é retratado a indiferença da sociedade com esses trabalhadores.

4. Fábrica - Legião Urbana 



Desde a Revolução Industrial o trabalho nas fábricas sempre foi sinônimo de trabalho árduo e mal remunerado. Com base nesse pensamento a música "Fábrica" da Banda Legião Urbana nos leva a refletir sobre o trabalho em escala industrial. 

5. O Homem que não Tem Vícios - Zé Geraldo.


Zé Geraldo nós coloca através da música "O Homem que não Tem Vícios" um pouco da rotina de um trabalhador no Brasil expondo as dificuldades que esse trabalhador tem de até mesmo conseguir ter momentos de lazer.

6. Música de trabalho - Legião Urbana.

me>

Na música de trabalho da Banda Legião Urbana , é colocado a importância que o trabalho tem na nossa sociedade. Fazendo uma critica da forma como muitos trabalhadores são alienados pelas as circunstâncias da vida. 

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...