Sociedade Wari (imagens)

A sociedade Wari (ou Huari) não possuía moeda, nem mercado, o Estado monopolizava o abastecimento, a produção e a distribuição dos principais meios de reprodução da vida. Utilizaram várias modalidades produtivas e de tributação. Foi uma civilização pré-colombiana e pré- incaica que floresceu nos andes centrais entre os séculos VII e XIII de nossa era. É considerado por alguns pesquisadores o primeiro império andino, cujo povo acreditava no deus Wiracocha e falava quechua. Sua cultura era mais desenvolvida do que a dos incas, principalmente na medicina, pois praticavam cirurgias craneanas e utilizavam anestesia.


Não se sabe com certeza se esta sociedade pode ser considerada um império, arqueólogos como Ruth Shady têm sugerido que os wari não eram um império, sim que havia uma rede econômica flexível nos centros administrativos wari. No entanto, muitos outros estudiosos, como William Isbell, Schreiber Katherine e Luis Lumbreras, defendem a tese de centralização e imperialismo da política wari. 

Cerâmica que reproduz um pé humano, com pinturas cobrindo as unhas.
 Sítio arqueológico Wari.
 Localização geográfica da civilização Wari.
Uma das cidades de pedras construídas, com muralhas defensivas. Na parte central havia um sistema de pequenos canais para distribuição de água para a população.
A cidade de Wari dava nome a sociedade que teve cerca de 20.000 habitantes.
Escultura em baixo relevo encontrado em sítio arqueológico de Ushnujirca.
Vista de entrada de tumba wari.
 Ilustração encontrada em parte inferior de tambor wari.
Monumental construção wari, atual ponto turístico peruano.
Monolito wari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...