Análise da música "24 de Agosto" - Teixeirinha

Getúlio Vargas foi um dos maiores presidentes que o Brasil já teve, com uma morte trágica Vargas entrou não apenas para a história mas também para o coração do povo brasileiro. Após sua morte várias homenagens foram feitas a sua pessoa em todo o Brasil.

Abaixo temos a música "24 de Agosto" do cantor gaúcho Teixeirinha que retrata bem o amor e respeito que o brasileiro tinha por Vargas.


24 de Agosto
Teixeirinha

Vinte e quatro de agosto a terra estremeceu
Os rádios anunciava o fato que aconteceu
As nuvens cobria o céu, o povo em geral sofreu
O Brasil cobriu de luto, Getúlio Vargas morreu

No dia 24  de agosto Getúlio Vargas se suicidou, sozinho em seu quarto no Palácio do Cadete, Vargas atira no próprio peito. 
Na década de 50 os principais meios de comunicação eram o rádio e o jornal, que logo que ficaram sabendo da morte de Vargas divulgaram à noticia para todo o Brasil. 

Vocês ainda se recorda daquela grande eleição
Ele não queria mais ser o chefe da nação
Mas o Brasil lhe chamava vem cumprir sua missão
Foi por vontade do povo que a morte fez a traição

Vargas sempre foi considerado o "pai dos pobres", em seu governo implementou muitas melhorias para o trabalhador como as leis trabalhistas e a criação da Petrobras com o slogan "o petróleo é nosso". Com uma politica populista Vargas sempre foi muito bem visto pelos pobres. Na última eleição de Vargas seu apoio político era muito limitado o que colaborou para sua atitude de tirar a vida. 

O Brasil foi abalado foi triste no mundo inteiro
Todo mundo lamentando o destino traiçoeiro
Por ter vindo nos roubar o maio dos brasileiros
Getúlio deixou saudades foi bom e hospitaleiro

No dia seguinte a morte de Vargas a população demonstrou seu respeito e lealdade através de homenagens e  revoltas por todo o Brasil . Até as pessoas que não eram eleitores de Vargas fizeram homenagem.

Seu nome ficou na história pra nossa recordação
Seu sorriso era vitória da nossa imensa nação
Com saúde ele venceu guerra e revolução
Depois foi morrer a bala pela sua própria mão

Getúlio Vargas chegou ao poder através da Revolução de 30, que pôs fim a "Republica Velha" e implementando o "Estado Novo". Durante o seu tempo de Governo Vargas enfrentou a Revolução Constitucionalista 1932 realizada pela elite paulista e durante a Segunda Guerra Mundial Vargas mandou tropas para lutar na Itália.

O doutor Getúlio Vargas nos deixou grande saudade
Deus lá no céu é tão bom dele tenha piedade
Os corações brasileiros pede a Deus por caridade
Ampare ele nos seus braços lhe de paz na eternidade


Com o suicídio Vargas se tornou um mito, sendo lembrado para sempre na história do Brasil como um politico populista que fez muitas melhorias para o povo mais pobre.



Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

2 comentários:

  1. Estimado Historiador, você permite divulgar alguns dos trechos do vosso trabaho sem fins lucrativos co total crédito para o senhor?
    grato
    Paulo Piva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode utilizar a análise da música a vontade. Apenas peço para dar um retorno em qual trabalho foi utilizado. Podemos nos comunicar por aqui mesmo ou pelo nosso email: grupoeaciprianobarata@gmail.com. Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...