Biografia de Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo
  • Ocupação: Explorador
  • Data de Nascimento: 1451, em Génova, Itália
  • Morreu em: 20 de maio de 1506
  • Mais conhecido por: Descobridor da América


Biografia: 

Cristóvão Colombo é o explorador conhecido como sendo o descobridor da América. Embora já existissem moradores em todo o continente e outros povos europeus já tivessem desembarcados em solo americano foi a partir da expedição de Colombo que começou de fato a exploração e a colonização da América. 

Colombo nasceu em Génova, Itália, em 1451. Mais tarde, ele viveu em Lisboa, onde trabalhou como comerciante, aprendeu a fazer mapas e a navegar em auto mar. 

Um atalho para a China 

Colombo e seu irmão, Bartolomeu, sabiam que haviam grandes riquezas para se comercializar na China e Ásia Oriental. No entanto, viajar por terra pela Rota da Seda era perigoso, e uma rota marítima em torno da África parecia demasiadamente longa. Colombo pensou que ele poderia navegar em linha reta para a China, atravessando o Oceano Atlântico. 

Ele viria a descobrir que estava enganado. A Terra era muito maior do que ele pensava e havia terras, entre a Europa e a Ásia. 


Ilustração das caravelas do descobrimento da América. 

Três navios e uma longa viagem.

Colombo passou anos tentando convencer alguém a pagar por sua viagem. Ele primeiro tentou fazer com que o rei João II de Portugal financiasse a sua expedição, mas o rei não estava interessado. Finalmente, Colombo foi capaz de convencer a rainha Isabel e o rei Fernando da Espanha a pagar sua viagem. 

Ele zarpou em 03 de agosto de 1492, com três caravelas chamadas Nina, Pinta e Santa Maria. A viagem foi longa e difícil. Em um determinado momento da viagem os seus homens ameaçaram a fazer um motim e queriam voltar para Europa. Colombo lhes prometeu que iria voltar em dois dias se não encontra-se a terra. Em seu diário, no entanto, ele escreveu que não tinha intenção de voltar atrás. 

Finalmente terra

Em 12 de outubro de 1492 a terra foi achada. Era uma pequena ilha nas Bahamas que Colombo daria o nome de San Salvador. Ao se encontrar com os nativos ele os chamou de índios porque estava convencido de que ele havia desembarcado em ilhas ao largo da costa do Leste da Ásia. Ele também visitou outras ilhas do Caribe, como Cuba e Hispaniola.

Voltando para casa

Depois de fazer sua descoberta, Colombo estava ansioso para voltar para a Espanha e reivindicar suas riquezas. Apenas as caravelas Pinta e Nina foram capazes de retornar à Espanha, no entanto, como a Santa Maria naufragou ao largo da costa de Hispaniola Colombo teve que deixar 43 homens para trás na ilha para iniciar um posto avançado. 

Ao voltar para casa, Colombo foi tratado como um herói. Ele apresentou algumas das coisas que ele tinha encontrado incluindo perus, abacaxis, e alguns nativos que tinham sido capturados. O Rei da Espanha ficou suficientemente satisfeito para financiar futuras expedições.

Mais Viagens 

Colombo faria mais três viagens às Américas. Ele explorou mais do Caribe e até mesmo chegou ao continente. Colombo se tornou governador local, porém teve dificuldades em lidar com os colonos, seu comportamento ríspido com as autoridades e por maltratar os moradores acabou levando ele a prisão. Colombo morreu em 20 de maio de 1506. Ele morreu pensando que tinha descoberto um atalho para a Ásia através do Oceano Atlântico. Ele nunca soube a incrível descoberta que tinha feito.

    Sobre o Autor:
    Felipe Carreira
    Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...