Biografia de John Rackham "Calico Jack"

Calico Jack Rackham

  • Ocupação: Pirata
  • Data de Nascimento: 26 Dezembro 1682, Inglaterra
  • Morreu em: 18 November 1720
  • Mais conhecido por: Calico Jack


Biografia

"Calico" Jack Rackham foi um famoso pirata Inglês que atuou no mar do Caribe entre 1718 a 1720. Ele ganhou seu apelido "Calico", por utilizar roupas de chita nas cores marrom, branco e preto

Um novo Capitão

Calico Jack se tornou capitão pirata em 1718, enquanto ele estava a bordo de um navio comandado por Charles Vane. Quando o navio pirata encontrou um navio de guerra francês, Vane decidiu navegar para longe em vez de atacar a embarcação. A tripulação ficou indignada, se amotinando e deixando Vane abandonado em uma ilha distante. Eles, então, fizeram de Calico Jack seu novo capitão. Calico Jack então atacou o navio francês, saqueando tudo que o interessava. Nesse mesmo dia, ele saqueou outras embarcações que navegavam pelo Caribe. Nos próximos meses, ele iria saquear muitos navios ao largo da costa da Jamaica.

Anne Bonny

Calico Jack ganhou muita fama pela sua relação com a mulher pirata Anne Bonny. O casal se conheceu enquanto Calico Jack estava bebendo em um bar nas Bahamas. Na época, Jack tinha aceitado uma oferta do governador das Bahamas para cessar as atividades de pirataria por um perdão incondicional. Jack imediatamente se tornou louco por Bonny, mesmo ela sendo casada com outro pirata. O verdadeiro marido de Bonny ficou indignado e exigiu que Bonny fosse açoitada publicamente. Em vez disso, Calico Jack fugiu com Bonny voltando para o mar e retomando sua vida de pirata. Como mulheres eram proibidas nos navios piratas Anne Bonny teve que se vestir de homem e assumir a identidade de Adam Bonny. 

Bandeira pirata do navio de John Rackham "Calico"

Outra mulher?

Calico conheceu o seu fim em 1720 depois que ele e sua tripulação roubaram um navio mercante ancorado nas Bahamas. O governador, Woodes Rogers, imediatamente enviou dois navios para recuperar a embarcação roubada e capturar os piratas. O primeiro dos navios enviado encontrou o navio da Calico, no confronto os piratas saíram vitoriosos subjugado a maioria da tripulação, exceto por um homem. Ele poupou a vida do homem quando ele concordou em ajudá-los como pirata. O novo pirata e Anne Bonny logo se tornaram inseparáveis, o que atraiu a ira e o ciúmes de Calico Jack. Quando Jack finalmente confrontou-o, o homem admitiu ser uma mulher disfarçada! Seu nome era Mary Read.

O fim

Logo após o segundo navio enviado pelo governador encontrar a embarcação Calico Jack. uma luta se  seguiu, e o navio pirata foi severamente danificado. Calico Jack e sua tripulação foram forçados a se render. Em 20 de Novembro, de 1720, Calico Jack e sua tripulação foram enforcados em uma ilha chamada Cay Deadman perto de Port Royal, Jamaica. Seus corpos foram acorrentados e pendurados em vários pontos da ilha para desencorajar outros possíveis piratas. Anne Bonny e Mary Read acabaram tendo sua sentença de morte adiadas por supostamente estarem gravida. Mary acabou morrendo na prisão, já Anne Bonny for ser de família rica e importante acabou sendo perdoada e voltando para Charles Towne.





Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...