Programa História em Pauta Nº 33 (Historiografia Americanista)

Programa muito bom aonde Felipe Carreira fez uma montagem experimental, cuja apresentação foi realizada pelo personagem chamado Mestre Barata. Pela primeira vez apareceu a chamada produzida pelo professor Adriano Viaro, criador do nosso slogan, dizendo que o História em Pauta “é a tua cara e a tua História”. Em 8 de abril de 2016, no estúdio da web rádio do Ponto de Cultura La Integracion, gravamos a edição número 33 de nossa reunião de estudos, e a gente deu o ponta pé inicial na tradição de indicar livros para compreender de modo crítico a nossa História, da América e do Caribe. Conversamos sobre livros dos autores José D'Assunção Barros, Thomas Skidmore, Mário Maestri, Leo Huberman, Nelson Werneck Sodré e Halperin Donghi. Homenageamos nosso franja, o professor mineiro Lúcio Júnior Espírito Santo, e também nosso colega de debates Paulo Falcão, enfatizamos a metáfora do “edifício social”, e escutamos o recital feito pelo Voz do Além Vinicius Vasconcellos.

Duas falas de destaque:

Rafael Freitas: “Nós somos eurocêntricos. Apesar do nosso esforço, a gente acaba tropeçando no eurocentrismo. Pra mudar o ponto de vista historiográfico, tem que mudar a estrutura social, não basta só vontade ou idéias.”

Fábio Melo: “O Haiti era a Cuba da época, porque fez a independência e todos os outros países isolaram o Haiti. Fizeram um bloqueio econômico ao Haiti que acabou arruinando a economia haitiana, exatamente por ter sido uma revolução popular, anti escravista, feita por trabalhadores escravizados.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...