EXÍLIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DE DJALMA MARANHÃO DURANTE A DITADURA CIVIL MILITAR NO RIO GRANDE DO NORTE (1964-1985)



EXÍLIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DE DJALMA MARANHÃO DURANTE A DITADURA CIVIL MILITAR NO RIO GRANDE DO NORTE (1964-1985)


RESUMO: Este trabalho consiste em uma abordagem histórica sobre o exílio para chegar à conclusão do falecimento de Djalma Maranhão ex-prefeito de Natal, Rio Grande do Norte, durante a Ditadura Militar no Brasil. Foram utilizados seus próprios relatos durante sua estadia no Uruguai, tentou-se levantar no mesmo que o exílio pode marcar profundamente e para sempre a vida de um homem em relação à saudade que sente da sua terra, da família e sem a adaptação da cultura local, além disso, foi necessária a reflexão sobre o ocorrido, de acordo com os mais íntimos a Djalma Maranhão que a sua morte foi causada pela saudade, onde levantaremos mais sobre o assunto. O mesmo morreu de ataque cardíaco, mas essa é a questão levantada: a saudade foi tanta que o peito não suportou. Como referencial teórico foi usado principalmente os autores Góes, Galvão, Castex e Maranhão. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter descritivo e pesquisatório por levantar, compilar e analisar os assuntos relacionados ao exílio e a morte de Djalma Maranhão. Palavras Chave: Exílio. Ditadura Militar. Djalma Maranhão. Saudade.

Palavras Chave: Exílio. Ditadura Militar. Djalma Maranhão. Saudade.





Sobre o Autor:
Gledes Mara Fernandes dos Santos, 24, graduada em história (2016) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA nascida em Caicó-RN reside em Natal-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...