Programa História em Pauta Nº 53 (REVOLUÇÃO HAITIANA )


Fala, galera!

O programa História em Pauta n ° 53 foi sobre a gloriosa Revolução Haitiana, atendendo ao pedido do web ouvinte Carlos Eduardo. Os militantes do GEACB, Fábio Melo e Rafael Freitas, apontaram um pouco sobre os nomes principais do evento, levando em conta a cronologia dos acontecimentos e os seus principais documentos, comparando a Independência de Santo Domingo com a Independência das Treze Colônias, com a Revolução de Palmares e com a Revolução de 1817 no nordeste brasileiro. Curiosa trajetória dessa revolução negra que criou um país com nome indígena! Procuramos responder a questão: qual a natureza da pobreza do Haiti? Essa edição do História em Pauta contou com participações do Rodrigo Rodrigues e do professor Leonardo. Nosso referencial teórico foi Leôncio Basbaum!

Falas de destaque:

Rafael Freitas:

“A Revolução Haitiana foi mais conservadora que a Revolução de Palmares. A Revolução Palmarina tem elementos mais revolucionários ainda.”

Fábio Melo:

“Atualmente no cenário que se estende do século XX até agora, uma revolução pra ser progressista na América Latina, ela tem que ao mesmo tempo romper com o imperialismo financeiro, e ser nacionalista, romper com o neo liberalismo também. Então esse é o modelo que a gente tem que seguir, o haitiano, o modelo radical. Romper com duas instituições que mantém os países da América Latina presos.”

Rafael Freitas:

“Não fosse a escravidão no Haiti, a Revolução Francesa não teria acontecido. A riqueza da colônia que possibilitou e deu condições materiais pros burgueses se levantar e fazer a revolução burguesa.”

Fábio Melo:

“Os grandes comerciantes de escravos, de açúcar, enfim, eles eram os caras que defendiam na França os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e na colônia, e lá no Haiti, eles defendiam justamente o contrário. Liberdade pra eles comercializarem, igualdade deles com os nobres, igualdade entre os brancos e fraternidade entre os próprios brancos também. Então se tornou uma coisa contraditória. Por isso os cimarrones se levantaram, lá no Haiti. Foi esse o estopim da revolta.”

História em Pauta, o programa que é a tua cara e a tua História!

Nossa Teoria é a Prática!

Somos a Resistência Popular nas ondas da (web) rádio!

História, educação e polêmica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...