Programa História em Pauta Nº 53 (REVOLUÇÃO HAITIANA )
Fala, galera!
O programa História em Pauta n ° 53 foi sobre a gloriosa Revolução Haitiana, atendendo ao pedido do web ouvinte Carlos Eduardo. Os militantes do GEACB, Fábio Melo e Rafael Freitas, apontaram um pouco sobre os nomes principais do evento, levando em conta a cronologia dos acontecimentos e os seus principais documentos, comparando a Independência de Santo Domingo com a Independência das Treze Colônias, com a Revolução de Palmares e com a Revolução de 1817 no nordeste brasileiro. Curiosa trajetória dessa revolução negra que criou um país com nome indígena! Procuramos responder a questão: qual a natureza da pobreza do Haiti? Essa edição do História em Pauta contou com participações do Rodrigo Rodrigues e do professor Leonardo. Nosso referencial teórico foi Leôncio Basbaum!
Falas de destaque:
Rafael Freitas:
“A Revolução Haitiana foi mais conservadora que a Revolução de Palmares. A Revolução Palmarina tem elementos mais revolucionários ainda.”
Fábio Melo:
“Atualmente no cenário que se estende do século XX até agora, uma revolução pra ser progressista na América Latina, ela tem que ao mesmo tempo romper com o imperialismo financeiro, e ser nacionalista, romper com o neo liberalismo também. Então esse é o modelo que a gente tem que seguir, o haitiano, o modelo radical. Romper com duas instituições que mantém os países da América Latina presos.”
Rafael Freitas:
“Não fosse a escravidão no Haiti, a Revolução Francesa não teria acontecido. A riqueza da colônia que possibilitou e deu condições materiais pros burgueses se levantar e fazer a revolução burguesa.”
Fábio Melo:
“Os grandes comerciantes de escravos, de açúcar, enfim, eles eram os caras que defendiam na França os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e na colônia, e lá no Haiti, eles defendiam justamente o contrário. Liberdade pra eles comercializarem, igualdade deles com os nobres, igualdade entre os brancos e fraternidade entre os próprios brancos também. Então se tornou uma coisa contraditória. Por isso os cimarrones se levantaram, lá no Haiti. Foi esse o estopim da revolta.”
História em Pauta, o programa que é a tua cara e a tua História!
Nossa Teoria é a Prática!
Somos a Resistência Popular nas ondas da (web) rádio!
História, educação e polêmica!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário