Revolução Haitiana (imagens históricas)

O Império do Haiti foi uma monarquia eletiva no Caribe. O Haiti, nação negra com nome indígena, tinha sido anteriormente a colônia francesa de Saint Domingue, mas em 1 de janeiro de 1804 foi declarada a sua independência. A Constituição aboliu a escravatura e declarou que todos os haitianos seriam considerados igualmente negros.

Mapa Político com o Haiti e República Dominicana, localizado no grupo de ilhas do Caribe, Antilhas maiores.
Cyril Lionel Robert James , publicou em 1938 um clássico da historiografia marxista intitulado "Os Jacobinos Negros", que narra a história da luta dos negros haitianos contra a escravidão e o domínio colonial e a trajetória de seus principais líderes.
Toussaint Breda, que Cyril Lionel Robert James comparou ao Napoleão
Toussaint Breda, que depois adotaria o sobrenome de L'Ouverture
Representação de Jean Jacques Dessalines, com a morte de Toussaint na França, assumiu o poder em São Domingos e combateu os opositores.
Batalha da revolução haitiana em 1803
Batalha em São Domingo, pintado por January Suchodolski representando uma luta entre as tropas polonesas ao serviço francês e os rebeldes do Haiti
Dizia a Declaração de Independência Haitiana de 1804: "Paz com nossos vizinhos, mas amaldiçoado seja o nome francês. Ódio eterno à França – tais são os nossos princípios."
A Revolução Haitiana gerou uma monarquia eletiva governada pelos negros trabalhadores
Durante a rebelião, os escravos destruíram plantações e mataram latifundiários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...