AS IDENTIDADES NO FUTEBOL: GRÊMIO E SANTOS ENTRAM EM CAMPO (1956-1966)



Artigo publicado originalmente em http://www9.fapa.com.br/forumanais/?page_id=165


Resumo: Os meios de comunicação de massa ampliam e reiteram padrões, e, no esforço de estabelecer um rápido entendimento, utilizam frases feitas, imagens simples, metáforas e exemplos. Lidam com o senso comum, ajudam a construí-lo e a reproduzi-lo. No futebol, um esporte que mobiliza os brasileiros de cada canto do país, os jargões formam o cotidiano de cronistas e torcedores. Nesse contexto, são reforçados laços entre estilos de jogo de clubes e as identidades culturais regionais e nacionais. O estilo ofensivo, com dribles e jogadas de espetáculo, é habitualmente associado à identidade nacional. A ênfase na defesa, na força física e na objetividade tem sido sinônimo de uma identidade gaúcha. Neste artigo, pretende-se examinar os laços entre estilos de jogo, identidades culturais regional e nacional, e o papel da mídia. Na abordagem, serão examinados os times de dois clubes representativos dessas escolas: o paulista Santos Futebol Clube e o gaúcho Grêmio Football Porto-Alegrense. 

Palavras-chave: Identidades culturais. Futebol. Mídia.





Sobre o Autor:


Bruno da Costa Ribeiro: Nasceu no dia 19 de Março de 1986 em Porto Alegre, RS. Historiador.




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