Biografia de Abraham Lincoln

Abraham Lincoln

  • Ocupação: Político
  • Data de Nascimento: 212 de fevereiro de 1809, em Hodgenville, Hardin County, Kentucky 
  • Morreu em: 15 de abril de 1865. Lincoln morreu pela manhã depois de ser baleado no Ford's Theatre em Washington DC 
  • Mais conhecido por: Presidente dos EUA


Biografia: 

Lincoln é famoso por liderar o país durante a Guerra Civil Americana . Sua liderança no norte ajudou o país a permanecer forte e derrotar o sul mantendo o país unido. Ele também pressionou pela liberdade de todos os escravos em todo o país.

Crescendo: 

Abraham Lincoln veio de uma família humilde. Ele nasceu em uma cabana de madeira de um quarto em Hardin County, Kentucky. Seus pais eram Thomas e Nancy Hanks Lincoln. Seu pai perdeu tudo quando Abraão era jovem e eles tiveram que se mudar para o condado de Perry, Indiana, onde eles passaram muitas dificuldades financeiras. Quando tinha apenas nove anos, sua mãe morreu e sua irmã Sarah cuidou dele até o pai se casar novamente. 

Abraão tinha pouca educação formal, mas tinha um forte interesse em livros e muita vontade de aprender. A maioria do que ele aprendeu foi sendo autodidata e através de livros que ele pegava emprestado. Sua família mais tarde se mudou para Illinois, momento em que Lincoln acabaria seguindo seu próprio caminho. 

Quando jovem, Lincoln trabalhou em vários empregos, incluindo comerciante, topógrafo e postmaster (agente do correio). Mas a profissão que mais chama a atenção foi a profissão de lenhador. Aos 25 anos Lincoln decide se tornar um politico ganhando um assento no Legislativo de Illinois

Antes de se tornar presidente :

Lincoln serviu na Legislatura do Estado de Illinois por vários anos. Durante esse tempo ele estudou Direito e começou a trabalhar como advogado. Ele concorreu para o Congresso dos EUA em 1845. Ele ganhou as eleições e atuou como congressista por um período. Depois de atuar como congressista, ele continuou trabalhando como advogado. Mais tarde, Lincoln concorreu para o Senado dos EUA, ele não ganhou, mas adquiriu reconhecimento nacional por seus argumentos contra a escravidão durante os debates. 

Em 1860, Lincoln concorreu para presidente dos Estados Unidos pelos republicanos em sua campanha ele era contra a separação dos estados do sul e também era contra a escravidão. Como Republicano Lincoln disse que como presidente permitiria que a escravidão continuasse nos estados do sul, mas que não seria permitido espalhar-se para novos estados ou territórios dos EUA.

Presidência de Abraham Lincoln: 

Lincoln ganhou as eleições de 1860 e tomou posse como presidente em março de 1861. Os estados do sul não queriam que Lincoln fosse presidente. Eles não concordaram com suas políticas. Antes de estar oficialmente no cargo, começaram a se separar (sair do país). O primeiro estado a sair foi a Carolina do Sul, mas logo mais seis estados fizeram o mesmo, juntos, formaram um novo país chamado Confederação. Tudo aconteceu depois que Lincoln ganhou as eleições, mas antes de prestar o juramento do cargo.


Lincoln visitando as tropas

A guerra civil :

A Guerra Civil começou em 12 de abril de 1861 em Fort Sumter, na Carolina do Sul, apenas um mês depois que Lincoln assumiu o cargo. Lincoln estava determinado a manter a "União" dos estados. Ele mandou o exército dos estados do norte para derrotar o sul. O que se seguiu foi uma guerra sangrenta que durou quatro anos e custou a vida de 600 mil americanos. Lincoln enfrentou todos os tipos de oposição durante a guerra, mas conseguiu manter o país junto. 

A Proclamação de Emancipação:

Em 1 de janeiro de 1863 Lincoln emitiu a Proclamação de Emancipação . Esta foi uma ordem que libertou os escravos nos Estados confederados. Embora nem todos os escravos tenham sido imediatamente libertados, abriu o caminho para a 13ª Emenda, que liberaria todos os escravos nos Estados Unidos alguns anos depois. 

Discurso de Gettysburg :

Hoje, Lincoln é muitas vezes lembrado por um pequeno discurso que ele deu em Gettysburg em 1 de novembro de 1863. Foram apenas alguns minutos, mas é considerado um dos grandes discursos da história americana. 

A guerra civil termina:

A Guerra Civil finalmente terminou em 9 de abril de 1865, quando o general Robert E. Lee se rendeu no tribunal de Appomattox na Virgínia. Lincoln queria ver o país  curado, perdoado e reconstruído. Ele queria ser generoso com os estados do sul para ajudá-los durante a reconstrução. Infelizmente, ele não viveria para ver a reconstrução do país. 

Como ele morreu? :

O presidente Abraham Lincoln foi baleado por John Wilkes Booth enquanto participava de uma peça no Ford Theatre em Washington DC. Ele morreu no dia seguinte, em 15 de abril de 1865.


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...