Pequena biografia de Francisco Pizarro

Francisco Pizarro


  • Ocupação: Conquistador e Explorer
  • Data de Nascimento: em torno de 1474 em Trujillo, Espanha
  • Morreu em: 26 de junho de 1541 em Lima, Peru
  • Mais conhecido por: conquistador do Império Inca

Biografia: 

Francisco Pizarro cresceu em Trujillo, Espanha . Seu pai, Gonzalo Pizarro, era coronel no exército espanhol e sua mãe, Francisca, era uma pobre mulher morando em Trujillo. Francisco cresceu com pouca educação e nunca aprendeu a ler ou a escrever. 

Sua infância foi muito difícil. Ele foi criado por seus avós porque seus pais nunca se casaram. Ele trabalhou como pastor de porcos por muitos anos. 

Partindo para o Novo Mundo: 

Francisco era um homem ambicioso, no entanto,  queria melhorar o seu lote na vida. Ele ouviu histórias das riquezas do Novo Mundo e queria viajar para lá para encontrar sua própria fortuna. Ele partiu para o Novo Mundo e viveu na ilha da Hispaniola por vários anos como um colonizador.

Juntando-se a uma Expedição: 

Pizarro acabou se tornando amigo do explorador Vasco Núñez de Balboa. Em 1513, ele se juntou a Balboa em suas expedições. Ele era um membro da famosa expedição de Balboa que atravessou o Istmo de Panamá para chegar ao Oceano Pacífico. 

Quando Balboa foi substituído como governador local por Pedrarias Davila, Pizarro tornou-se amigo de Davila. Quando Davila e Balboa se tornaram inimigos, Pizarro virou-se contra Balboa e o prendeu. Balboa foi executado e Pizarro foi recompensado por sua lealdade junto ao governador.

Expedições para a América do Sul: 

Pizarro tinha ouvido rumores de uma terra na América do Sul que estava cheia de ouro e outros tesouros. Ele queria explorar a terra. Ele fez duas expedições iniciais na terra. 

A primeira expedição ocorreu em 1524 e foi um fracasso total. Vários de seus homens morreram e Pizarro teve que voltar sem descobrir nada de valor. 

A segunda viagem em 1526 foi muito melhor Pizarro alcançou o povo Tumbez nas fronteiras do Império Inca. Ele agora sabia com certeza que o ouro com que tinha ouvido histórias era mais do que apenas rumores. No entanto, ele infelizmente teve que voltar atrás antes de chegar ao Inca.

A luta para retornar ao Peru: 

Pizarro agora queria montar uma terceira expedição. No entanto, o governador local do Panamá perdeu a confiança em Pizarro e se recusou a deixá-lo ir. Muito decidido a montar outra expedição, Pizarro viajou de volta para a Espanha para obter o apoio do rei. Pizarro eventualmente recebeu o apoio do governo espanhol para uma terceira expedição. Ele também foi nomeado governador do território.

Conquistando o Império  Inca: 

Em 1532, Pizarro atracou na costa da América do Sul. Ele estabeleceu o primeiro assentamento espanhol no Peru chamado San Miguel de Piura. Enquanto isso, o império Inca acabava de sair de uma guerra civil entre os dois irmãos, Atahualpa e Huascar. Seu pai, o imperador, havia morrido e ambos queriam o seu trono. Atahualpa ganhou a guerra, mas o país ficou debilitado pelas batalhas internas. Muitos incas também estavam doentes com doenças trazidas pelos espanhóis, como a varíola. 


Quadro reproduzindo o momento da captura de Atahualpa por Pizarro. 

Matando o Imperador Inca: 

Pizarro e seus homens partiram para se encontrar com Atahualpa. Atahualpa sentiu que não tinha nada com que se preocupar. Pizarro tinha apenas algumas centenas de homens enquanto ele tinha dezenas de milhares. No entanto, Pizarro colocou uma armadilha para Atahualpa e levou-o como prisioneiro. Ele pediu como resgate uma sala cheia de ouro e prata. Os Incas entregaram o ouro e a prata, mas Pizarro executou Atahualpa.

Conquistando  Cuzco: 

Pizarro seguiu para Cuzco e assumiu a cidade em 1533. Ele saqueou a cidade pegando todo seu tesouro. Em 1535 ele estabeleceu a cidade de Lima como a nova capital do Peru. Ele governaria como governador nos próximos dez anos. 

Disputa e Morte: 

Em 1538, Pizarro teve uma disputa com seu companheiro de expedição de longa data o colega conquistador Diego Almagro. Ele matou Almagro. No entanto, em 26 de junho de 1541, alguns dos que apoiavam Almagro, liderados por seu filho invadiram a casa de Pizarro em Lima e o assassinaram. 


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...