Pequena biografia de Geronimo

Geronimo


  • Ocupação: Chefe Apache
  • Data de Nascimento: junho de 1829 no Arizona
  • Morreu em: 17 de fevereiro de 1909 em Fort Sill, Oklahoma
  • Mais conhecido por: Lutar contra os governos mexicano e norte-americano para proteger sua terra natal

Biografia:

Onde Geronimo cresceu?

Geronimo nasceu no leste do Arizona no ano de 1829. Na época, sua terra natal era reivindicada pelo governo mexicano e pelo povo Apache. A família de Geronimo fazia parte da tribo Bedonkohe do Apache. 

Quando criança, foi dado a Geronimo o nome de Goyahkla ou "One Who Yawns" . O nome de seu pai era The Gray One e sua mãe era Juana. Ele cresceu brincando com seus irmãos e irmãs e ajudando seus pais no campo plantando milho, feijão e abóbora. 

Enquanto ainda jovem, Geronimo treinou para caçar e se tornar um guerreiro. Ele aprendeu a atirar com arco e flecha e como estripar um veado. Ele caçava todo tipo de animais, incluindo ursos e leões da montanha. Ele aprendeu a viver sozinho na natureza e a sobreviver em condições difíceis.

Casamento:

Por volta dos dezessete anos, Geronimo tornou-se um guerreiro Apache. Como guerreiro, ele poderia se casar. Geronimo estava apaixonado por uma jovem chamada Alope de uma aldeia próxima. Ele se apresentou ao pai de Alope com uma série de cavalos que ele tomou em uma incursão e o pai de Alope  permitiu que eles se casassem. Nos próximos anos, eles tiveram três filhos juntos.

Sua família está morta:

Um dia, enquanto Geronimo e os homens estavam fora comercializando, o campo dos Apaches foi atacado pelos mexicanos. A esposa, os filhos e a mãe de Geronimo foram todos mortos. Enquanto estava de luto por sua família perdida, Geronimo ouviu uma voz. A voz disse-lhe que "nenhuma arma pode matá-lo. Vou tirar as balas das armas dos mexicanos ... e guiarei suas flechas".

Vingança:

Geronimo juntou os guerreiros de sua aldeia e partiu para se vingar contra os mexicanos. Ao longo dos próximos anos, ele liderou muitas incursões no México. Ele constantemente saqueava assentamentos mexicanos, roubando seus cavalos e matando seus homens.

Como ele conseguiu o nome dele?
Geronimo recebeu seu nome em algum momento durante as batalhas de vingança contra os mexicanos. Ninguém tem certeza exatamente como ele conseguiu o nome dele. Muitos dizem que foi dado pelos soldados mexicanos ou de um oficial espanhol que achou que Geronimo lembrava um personagem de uma peça espanhola.

Geronimo e seu companheiros

Batalha contra o governo dos EUA :

Após a guerra mexicano-americana, os Estados Unidos reivindicaram o controle sobre a terra onde os Apaches moravam. Geronimo e os Apaches começaram a lutar pelo direito de permanecer nas terras. Depois de várias batalhas contra os soldados dos EUA, o líder Apache Cochise fez um tratado com os americanos e os Apaches se mudaram para uma reserva.

Fugindo das capturas :

O governo dos EUA logo quebrou as promessas que fizeram no tratado com Cochise. Geronimo e seu grupo de guerreiros continuaram a atacar. Ele invadiu os assentamentos mexicanos e americanos. Ele usou habilmente a fronteira entre os dois países para evadir e não ser capturado. Por muitos anos, Geronimo atacava seus inimigos e depois desaparecia nas colinas sem serem capturados.

Geronimo é pego:

O Exército dos EUA ficou determinado a capturar Geronimo. Eles enviaram milhares de tropas para vasculhar as colinas do Arizona, a fim de impedi-lo de fazer mais incursões. Em 1886, eles finalmente o alcançaram e ele foi forçado a render-se. 

Geronimo deveria passar o resto de sua vida como prisioneiro de guerra. Embora tenha sido finalmente concedido alguma liberdade, ele nunca foi autorizado a retornar à sua terra natal. Ele se tornou uma celebridade e até participou da Feira Mundial de 1904.

Morte:

Geronimo morreu em 1909 depois de cair de seu cavalo.


Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Um comentário:

  1. Excelente essa biografia nos traz conhecimento. Cultura nunca é de mais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...