Programa História em Pauta Nº 80 ( Orçamento Participativo)

O programa História em Pauta, edição n° 80 foi gravado no estúdio da rádio comunitária A Voz do Morro FM, do Morro Santana, em Porto Alegre. Tendo como apresentador o professor Rafael Freitas, e como convidado o professor popular Edison Sehna (que, como diz o lema do cursinho popular Minervino de Oliveira, “É popular, é nosso!”).

O assunto debatido foi o Orçamento Participativo (OP). O programa iniciou com uma autobiografia do convidado. Depois, continuou com a motivação dele para a pesquisa sobre o OP. Para Edison, o OP é uma ferramenta de controle fiscal e social das receitas e despesas do orçamento público, um viés alternativo para a sociedade civil coibir a corrupção dos políticos, afinal a política não deve ser feita apenas pelos profissionais da política. Conforme o convidado, para uma experiência de OP acontecer, deve-se haver vontade política do governo e densidade associativa da população, lembrando que houve quando um governo teve que fazer uma reforma administrativa e tributária antes de implementar o OP. O apresentador anunciou uma cronologia do OP, para análise do convidado, que após sua avaliação da proposta, relacionou OP com a internet, com Conselhos Populares e com Governança Solidária Local. As limitações práticas do OP, a mescla de democracia representativa e direta dentro do OP, o seu lado bom e as suas limitações, também foram abordados nessa produtiva reunião de estudos do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata.

História é denúncia! História, educação e polêmica! Nossa teoria é a prática! Somos a resistência! O programa História em Pauta é a tua cara e a tua História!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...