Ensaio de todos e o grupo Alvorada anti fascista: explicação contextual



Publicado em 04/12/2018

No dia 16 de dezembro na Associação dos moradores da Vila Formosa, em Alvorada, estará acontecendo a partir das 14 h o evento musical “Ensaio de todos”, que é uma realização do grupo Alvorada Anti fascista.
Após a vitória da extrema direita nas últimas eleições, a questão do crescimento do fascismo como espectro político alavancado pelo senso comum, que atualmente é conservador, persiste como sério problema, e tem trazido à tona diversas pautas que são verdadeiras ameaças a valores historicamente constituídos como as liberdades individuais e a universalização do ser humano. 

A relativização do racismo e das conseqüências de mais de 300 anos de escravidão, a negação das mudanças climáticas ocasionadas pela exploração predatória do meio ambiente por parte de grandes corporações capitalistas, a perseguição as minorias e suas pautas, a censura da arte e de professores, a aversão a imigrantes e o preconceito sexual, o ódio as políticas sociais e a perseguição aos direitos dos trabalhadores, esses são os aspectos que fazem do atual panorama que se forma um verdadeiro inferno de segregação e injustiças. 

Essas questões apesar de serem colocadas por ideologias de partidos políticos têm como maior vetor atualmente as lideranças carismáticas e tirânicas que fazendo uso de discursos simplistas de ódio, encontram ecos nas frustrações diversas de um país em crise, assim dando vazão aos instintos autoritários das massas que precisam eleger os culpados por sua derrota e os punir. 
Por tanto, nesse momento crítico e histórico, decidimos através de um grupo chamado “Alvorada anti fascista”, colaborar com um esforço no sentido de retomar a retórica social, assim promovendo um evento que expresse toda nossa aversão as diversas desgraças que o neo fascismo trás para a formação cultural da juventude e da sociedade como um todo. 

A arte estritamente como manifestação estética e sensorial para se apreciar a beleza das formas e dos sons é apenas uma banalidade das elites, pois a cultura popular sempre escreveu cantigas e pintou sobre a servidão que o povo esteve submetido, cantou em honra aos seus mártires e heróis, cotidiano e vivências. 

O evento “Ensaio de todos”, é uma realização em conjunto de companheiros de diversos segmentos culturais diferentes que trazem uma bagagem importante nesse momento de início de atividades. Desta maneira, o grupo “Alvorada anti fascista” conta com pessoas da cena rockn’n’roll e Hip Hop da cidade. Mas está aberto para quaisquer outras formas de arte engajadas nos nossos ideais de liberdade. Esperamos a presença de todos nessa primeira edição da nossa atividade musical, inclusive dos que queiram de alguma forma recomeçar sem olhar pra trás. Vamos receber livros para doação à Biblioteca Popular Luis Carlos Solim, pois nos identificamos com esse belo trabalho. 

A construção de uma sociedade libertária e fraterna é uma responsabilidade de pessoas com inspiração, e em momento extremo onde o pouco que tínhamos é ameaçado e o ódio e o preconceito só fazem crescer, é fundamental estarmos todos juntos contra esse inimigo que todos os dias arrebanha mais corações e mentes para sua nefasta causa. 

Everton Santos.

Sobre o Autor:

Everton Santos – Formado em História e com extensão em educador social, um dos idealizadores e liderança do movimento Ensaio de Rua de Alvorada desde 2001, atualmente engajado no grupo Alvorada Anti fascista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...