#24J NO MUNDO E EM ALVORADA: FORA BOLSONARO, MOURÃO, GUEDES, SEUS ALIADOS E CÚMPLICES!

No dia 24 de Julho de 2021 aconteceram 488 atos em 471 cidades de 17 países, contra o governo Bolsonaro/Mourão. No Brasil, os atos foram organizados pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro,  formada pela Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, além de movimentos populares, centrais sindicais e partidos políticos de esquerda.

Diferente das jornadas de 2013, os atos de maio, junho e julho de 2021 reivindicaram até o momento pautas voltadas para benefício da classe trabalhadora e, portanto, à esquerda, com participação ativa de partidos políticos como PT, PSOL, PCdoB, PCB, PSTU, PCO, entre outros. Por vacina no braço, comida no prato, contra a corrupção do governo Bolsonaro/Mourão, e também expressando oposição às privatizações, a tese do Marco Temporal, cortes na educação pública e a reforma administrativa, bem como diversas outras bandeiras populares. Queimas de bandeiras dos Estados Unidos e de bonecos representando o presidente Jair Bolsonaro ocorreram em diversas cidades, mostrando alguma radicalidade nesses protestos. A repressão policial também se fez presente, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Santo Amaro o coletivo Revolução Periférica incendiou uma estátua de 13 metros do bandeirante Borba Gato. Quatro pessoas foram presas, entre elas Biu, Paulo Galo e sua esposa Géssica. O líder dos entregadores antifascistas declarou para a imprensa: “Agora, as pessoas decidem se elas querem uma estátua de 13 metros de altura de um genocida e abusador de mulheres”.

 

                             Ato Fora Bolsonaro e Mourão em Porto Alegre

No Rio Grande do Sul teve cerca de 100 mil manifestantes que foram às ruas, em mais de sessenta cidades, para demonstrar seu descontentamento com o governo Bolsonaro/Mourão. Em Porto Alegre o grande ato foi antecedido por uma manifestação organizada pela Associação  jose Marti/RS, contrária ao bloqueio econômico à Cuba pelo imperialismo ianque. Outras cidades gaúchas tiveram mobilizações e Alvorada foi uma delas, em seu terceiro ato pelo Fora Bolsonaro.  Às 9:30 min, os militantes e ativistas se encontraram na parada 43, na Praça Padre Léo. Com cobertura do jornal local A Semana, lideranças da CUT, PT, PDT, Juntos, PSOL, PCdoB, PCB, UJC, Unidade Classista, Movimento Estudantil– UGES e Grêmio Dandaras, ANDES, GEACB, e outras organizações fizeram uma caminhada em meia faixa, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, até a prefeitura, na parada 48. Confira fotos e vídeos do terceiro ato Fora Bolsonaro e Mourão em Alvorada/RS:

  

 

 

 

Fala ao final do ato Fora Bolsonaro em Alvorada/RS, de Mari Pahim- UJC. 

Total solidariedade a todos que foram agredidos pelas Polícias Militares nas manifestações e a quem foi levado para depor ou injustamente está encarcerado, a exemplo do Paulo Galo. Total indignação diante dos oportunistas que usam as mobilizações para dividir os trabalhadores e a esquerda em luta contra o governo Bolsonaro e Mourão, por meio de difamações e mentiras! Pela criação em Alvorada de um Bloco Permanente de Lutas Populares em defesa dos explorados pelo capital! Que os atos no Brasil se massifiquem com toda a esquerda e classe trabalhadora unida e se aliem a uma grande greve geral de vários dias, até a queda do governo do genocida Bolsonaro!

Sobre o autor:

Rafael Freitas: Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. Produtor e apresentador do programa "História em Pauta", que já passou por rádios comunitárias de Porto Alegre e Alvorada. Colunista no Jornal Opinião (do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada- SIMA) e no Jornal de Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...