RESENHA DE LIVRO: “O olho da rua” de Eliane Brum

 

Livro: O olho da rua: uma repórter em busca da literatura da vida real

Autora: Eliane Brum

Editora: Arquipélago

Ano: 2017


O livro da jornalista Eliane Brum traz reportagens que a autora realizou ao longo da década de 2000, junto com textos sobre os bastidores do desenvolvimento destas mesmas reportagens apresentadas. São crônicas de um Brasil profundo, que, na maioria das vezes, não encontra espaço nos livros de história. As parteiras da floresta Amazônica. Os conflitos entre grileiros, ruralistas e povos indígenas. As expectativas da “corrida do ouro” brasileira para uma parcela da população. O cotidiano de desempregados. A vida dos idosos em um asilo. As relações sociais na periferia da maior cidade do país. As mães de adolescentes mortos devido a seus envolvimentos com o tráfico de drogas. São estes os temas das reportagens de Brum.

A escrita de Eliane Brum me pareceu ter um pouco de Eduardo Galeano. É uma leitura agradável, mas que em alguns momentos se perde numa tentativa de transformar em poético coisas muito corriqueiras ou dolorosas. 







Sobre o autor:



Fábio Melo: Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata (GEACB). Pesquisa sobre História Social da América e Educação. Produtor e radialista do programa "História em Pauta", que já passou por rádios comunitárias de Porto Alegre e Alvorada. Professor de História e Geografia. Tem diversos textos escritos sobre educação, cultura e política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...