1º Dia (1 período)
Problematização do conteúdo: O que motiva a população a se revoltar?
Objetivos
- Entender como a população se revolta nos dias atuais.
-Analisar os principais interesses nos protestos.
-Compreender as principais revoltas pela independência do Brasil.
Conteúdos
-Revolta popular.
-Revoltas pela independência do Brasil.
Conceitos
-Revolta.
-Interesse.
-Repressão.
-Independência .
Metodologia
-O professor dirá para os alunos, que eles vão dizer o assunto que vai ser trabalhado nas próximas aulas para isso será colocada a música do Skank "Indignação".
-Após o professor perguntará sobre o que fala a música e se eles já descobriram o assunto das próximas aulas.
-Com base na música o professor fará junto com os alunos um breve comentário a respeito da insatisfação existente nos dias de hoje, perguntando para os alunos os que os deixa insatisfeito e o que deixa seus pais é amigos indignados.
-Após o pequeno dialogo o professor dirá que será trabalhado as principais revoltas ocorridas pela independência do Brasil para isso eles deverão formar 4 grupos de 5 integrantes.
-O professor escreverá no quadro os nomes das revoltas que são Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolta Pernambucana e o outro grupo ficará com as revoltas populares nos dias atuais.
-O professor escreverá o nome dos alunos em baixo da revolta que ele escolheu.
-Com os grupos formados o professor entregará para os grupos uma lista do que eles devem pesquisar e dirá que todos devem ter as respostas no caderno.
-Com os alunos sabendo a proposta da atividade o professor se deslocará com os alunos para a sala de informática, para que seja feita a pesquisa.
- O professor passará nos computadores para orientar os alunos e ver se todos estão escrevendo as respostas no caderno.
- Antes do fim da atividade o professor pedirá a atenção dos alunos e dirá para trazer para a próxima aula canetinhas para a continuação da atividade .
Estratégias
-Os alunos deverão escutar a música.
-Os alunos deverão falar a respeito da música.
-Os alunos deverão dialogar com o professor e com a turma a respeito das perguntas do professor.
- Os alunos deverão escolher a revolta para trabalhar.
-Os alunos deslocaram junto com o professor para a sala de informática.
-Os alunos vão fazer a pesquisa em dublas.
Recursos/ Materiais
-Aparelho de som.
-Quadro e giz.
-Sala de informática.
Avaliações
Será avaliado a realização das perguntas.
2 º Dia (2 períodos)
Problematização do conteúdo: Quais os principais motivos para as revoltas populares pré- independência?
Objetivos
-Identificar as motivações para as revoltas populares pré- independência.
-Analisar de que forma as autoridades lidaram com as revoltas.
-Relacionar as principais motivações de manifestações popular do passado com as manifestações do presente.
Conteúdos
- Inconfidência Mineira.
-Conjuração Baiana.
-Revolta de Pernambuco.
Conceitos
-Independência.
-Revolta.
-Governo.
-Repressão.
Metodologia
-O professor pedirá para que os grupos formados na aula anterior se juntem.
-Será entregue para cada grupo papel pardo e canetinhas.
-O professor dirá que eles deverão passar as respostas da pesquisa para o papel pardo com uma letra grande e colorida de forma que chame atenção.
-O professor dirá que eles vão ter apenas o primeiro período para a confecção dos cartazes e portanto não devem perder muito tempo.
-O professor passará nos grupos para orientar os alunos.
-Com os cartazes feito o professor pedirá para os alunos colarem os cartazes no quadro na ordem de tempo.
- Com os cartazes colados o professor pedirá que cada grupo venha a frente da sala e fale um pouco sobre a revolta que ficaram encarregados.
-Por último ficará o grupo que trabalhou com as revoltas populares nos dias atuais.
-Com as explicações feitas o professor junto com os alunos vão começar a analisar as revoltas nos cartazes identificando o que elas tem de comum e o que tem de diferente em quais localidades eles ocorreram.
-Com base no que está escrito nos cartazes o professor irá contextualizar todo o período envolvendo as revoltas.
- Por último será feita uma análise sobre as motivações para a sociedade se manifestar na época do Brasil colônia e as motivações para a sociedade se manifestar nos dias de hoje.
Estratégias
- Os alunos irão se juntar nos grupos.
-Os alunos irão confeccionar os cartazes .
-Os alunos irão começar a responder as perguntas junto com o professor.
Recursos/ Materiais
-Papel pardo.
-Canetinha.
-Durex.
Avaliações
-Será avaliado a participação em sala de aula.
-Realização dos cartazes.
________________________________________________________________________________
Música para a atividade
Música " Indignação" Skank
Indignação
Skank
Eu fiquei indignado
Ele ficou indignado
A massa indignada
Duro de tão indignado
A nossa indignação
É uma mosca sem asas
Não ultrapassa as janelas
De nossas casas
(REFRÃO)
Indignação, indigna
Indigna, inação
Lazzo Matumbe, Araketu, Iiê Ayê - a Bahia indignada.
Carlos Cachaça, Morenguera,Ivo Meirelles - o samba indignado.
Vila Dias, Papagaio, Cafezal, Pendura Saia, Pau Comeu, Pai Tomás,
Santa Marta-o morro indignado.
Ramiro, Lúcio Flávio e Escadinha, o crime indignado.
Cafuringa,Natal e Jairzinho lá na ponta indignados.
Satã e Seus Asseclas, Imigrantes da Abissínia, Boca Branca,
Os Inocentes e os Leões da Lagoinha indignados.
Jaguarão, Oiapoque e Guaicurus - a zona indignada.
Ginga, Mão Branca, Negrinhos de sinhá- a capoeira indignada,
Gaviões, Galoucura, Máfia Azul, Young Flu, Mancha Verde,Flamante, Independente - a massa indignada.
Questões a serem Respondias e colocadas nos cartazes
Revoltas Pré - Independência:
Ano:
Localidade:
Líderes:
Motivações:
Forma de manifestação:
Atitude das autoridades:
Consequências para os integrantes:
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário