Revoltas Populares no Brasil Colonial (Plano de aula)



Plano de aula para três períodos.
1º Dia (1 período)

Problematização do conteúdo: O que motiva a população a se revoltar?

Objetivos

- Entender como a população se revolta nos dias atuais.

-Analisar os principais interesses nos protestos.

-Compreender as principais revoltas pela independência do Brasil.

Conteúdos

-Revolta popular.

-Revoltas pela independência do Brasil.

Conceitos

-Revolta.
-Interesse.
-Repressão.
-Independência .

Metodologia

-O professor dirá para os alunos, que eles vão dizer o assunto que vai ser trabalhado nas próximas aulas para isso será colocada a música do Skank "Indignação".

-Após o professor perguntará sobre o que fala a música e se eles já descobriram o assunto das próximas aulas.

-Com base na música o professor fará junto com os alunos um breve comentário a  respeito da insatisfação existente nos dias de hoje, perguntando para os alunos os que os deixa insatisfeito e o que  deixa seus pais é amigos indignados.

-Após o pequeno dialogo o professor dirá que será trabalhado as principais revoltas ocorridas pela independência do Brasil para isso eles deverão formar 4 grupos de 5 integrantes.

-O professor escreverá no quadro os nomes das revoltas que são Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolta Pernambucana e o outro grupo ficará com as revoltas populares nos dias atuais.

-O professor escreverá o nome dos alunos em baixo da revolta que ele escolheu.

-Com os grupos formados o professor entregará para os grupos uma lista do que eles devem pesquisar e dirá que todos devem ter as respostas no caderno.

-Com os alunos sabendo a proposta da atividade o professor se deslocará com os alunos para a sala de informática, para que seja feita a pesquisa.

- O professor passará nos computadores para orientar os alunos e ver se todos estão escrevendo as respostas no caderno.

- Antes do fim da atividade o professor pedirá a atenção dos alunos  e dirá para trazer para a próxima aula canetinhas para a continuação da atividade .

Estratégias

-Os alunos deverão escutar a música.

-Os alunos deverão falar a respeito da música.

-Os alunos deverão dialogar com o professor e com a turma a respeito das perguntas do professor.

- Os alunos deverão escolher a revolta para trabalhar.

-Os alunos deslocaram junto com o professor para a sala de informática.

-Os alunos vão fazer a pesquisa em dublas.


Recursos/ Materiais

-Aparelho de som.
-Quadro e giz.
-Sala de informática.

Avaliações

Será avaliado a realização das perguntas.


2 º Dia (2 períodos)

Problematização do conteúdo: Quais os principais motivos para as revoltas populares pré- independência?

Objetivos
-Identificar as motivações para as revoltas populares pré- independência.

-Analisar de que forma as autoridades lidaram com as revoltas.

-Relacionar as principais motivações de manifestações popular do passado com as manifestações do presente.

Conteúdos

- Inconfidência Mineira.

-Conjuração Baiana.

-Revolta de Pernambuco.

Conceitos

-Independência.
-Revolta.
-Governo.
-Repressão.

Metodologia

-O professor pedirá para que os grupos formados na aula anterior se juntem.

-Será entregue para cada grupo papel pardo e canetinhas.

-O professor dirá que eles deverão passar as respostas da pesquisa para o papel pardo com uma letra grande e colorida de forma que chame atenção.

-O professor dirá que eles vão ter apenas o primeiro período para a confecção dos cartazes e portanto não devem perder muito tempo.

-O professor passará nos grupos para orientar os alunos.

-Com os cartazes feito o professor pedirá para os alunos colarem os cartazes no quadro na ordem de tempo.

- Com os cartazes colados o professor pedirá que cada grupo venha a frente da sala e fale um pouco sobre a revolta que ficaram encarregados.

-Por último ficará o grupo que trabalhou com as revoltas populares nos dias atuais.

-Com as explicações feitas o professor junto com os alunos vão começar a analisar as revoltas nos cartazes identificando o que elas tem de comum e o que tem de diferente em quais localidades eles ocorreram.

-Com base no que está escrito nos cartazes o professor irá contextualizar todo o período envolvendo as revoltas.

- Por último será feita uma análise sobre as motivações para a sociedade se manifestar na época do Brasil colônia e as motivações para a sociedade se manifestar nos dias de hoje.


Estratégias

- Os alunos irão se juntar nos grupos.

-Os alunos irão confeccionar os cartazes .

-Os alunos irão começar a responder as perguntas junto com o professor.

Recursos/ Materiais

-Papel pardo.

-Canetinha.

-Durex.

Avaliações

-Será avaliado a participação em sala de aula.

-Realização dos cartazes.

________________________________________________________________________________

 Música para a atividade
  Música " Indignação" Skank




                                                    Indignação
                                                       Skank


Eu fiquei indignado
Ele ficou indignado
A massa indignada
Duro de tão indignado

A nossa indignação
É uma mosca sem asas
Não ultrapassa as janelas
De nossas casas

(REFRÃO)
Indignação, indigna
Indigna, inação

Lazzo Matumbe, Araketu, Iiê Ayê - a Bahia indignada.
Carlos Cachaça, Morenguera,Ivo Meirelles - o samba indignado.
Vila Dias, Papagaio, Cafezal, Pendura Saia, Pau Comeu, Pai Tomás,
Santa Marta-o morro indignado.
Ramiro, Lúcio Flávio e Escadinha, o crime indignado.
Cafuringa,Natal e Jairzinho lá na ponta indignados.
Satã e Seus Asseclas, Imigrantes da Abissínia, Boca Branca,
Os Inocentes e os Leões da Lagoinha indignados.
Jaguarão, Oiapoque e Guaicurus - a zona indignada.
Ginga, Mão Branca, Negrinhos de sinhá- a capoeira indignada,
Gaviões, Galoucura, Máfia Azul, Young Flu, Mancha Verde,Flamante, Independente - a massa indignada.




Questões a serem Respondias e colocadas nos cartazes 


Revoltas Pré - Independência:

Ano:

Localidade:

Líderes:

Motivações:

Forma de manifestação:

Atitude das autoridades:

Consequências para os integrantes:

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...