Movimento Mapuche (Verbete)

História Mapuche:


A disputa pela terra no Chile acontece desde o tempo da colonização Espanhola. Nesse momento histórico o povo da região de Arauco conhecida como Mapuche travou uma guerra de trezentos anos com o colonizador, essa guerra ficou conhecida como Guerra de Arauco.

A Guerra de Arauco tinha como principal causa a luta pela terra e pela cultura da população Mapuche. Após os trezentos anos de lutas a coroa espanhola realizou um ato único em sua história, que consistiu em reconhecer a cultura e o território de uma população nativa, assim os Mapuches conseguiram o reconhecimento de suas terras e de sua cultura junto ao colonizador.

Com a independência do Chile ocorrida em 1818, a população Mapuche foi incorporada como cidadãos chilenos tendo seus direitos preservados pelo governo. Com essa incorporação dos Mapuches como cidadãos chilenos, levou a primeira derrota territorial da população com a Pacificação de Araucana ocorrida em 1866 e 1881.(Contreras).


Mulheres Mapuche.


A pacificação de Araucana foi uma imposição do governo chileno e argentino, que através da força armada destituiu boa parte das terras Mapuches, levando essa população para outros territórios menos abundantes em matérias – primas. Essas terras perdidas pelos Mapuches acabaram sendo incorporadas no território chileno e argentino e distribuídas para colonos.

Com a chegada de Salvador Allende na presidência do Chile em 1970, vai se iniciar políticas com tendências socialistas, entre as principais características do governo Allende estava a reforma agrária que veio beneficiar a população Mapuche, que acabou recuperando uma parcela de suas terras. (Moya,2006) 

Porém o governo de Allende durou muito pouco tempo entre 1970 e 1973, onde acabou sendo deposto de seu cargo como presidente do Chile através de um golpe militar. Com a morte de Allende, vai assumir em seu lugar o ditador Augusto Pinochet. 

No Governo Pinochet boa parte das políticas socialistas de Allende foram desmembradas, assim vai se iniciar outra forma política totalmente diferente de sua antecessora, o governo ditatorial vai se utilizar de políticas liberais para comandar o país, através dessas políticas muitas empresas estatais ficaram no comando de grandes empresas privadas. 

Essas políticas liberais de Pinochet alavancaram a economia chilena tornando o Chile um país prospero para o capital estrangeiro, porém o crescimento econômico do Chile não representou uma prosperidade para toda a população os setores mais excluídos da sociedade chilena amargaram percas de suas terras e de seus direitos, entre essa população estava o povo Mapuche que teve que migrar para as grandes cidades em busca de trabalho.

Movimento Mapuche na atualidade: 

Após o fim do governo militar, o movimento Mapuche vai começar a ganhar força, muitos jovens vão começar a reivindicar seus direitos junto ao governo chileno, entre essas reivindicações está a luta por território e pelo direito da preservação de sua cultura. 

Em busca dos seus direitos a população Mapuche acabou entrando em conflito com as autoridades nacionais, regionais e locais. Esse conflito na atualidade vai acontecer principalmente pela proteção desses poderes para grandes empresas privadas, que exploram a região de Arauco. Essa exploração vai acontecer principalmente através de empresas florestais que desmatam a fauna e flora do território originário Mapuche, fazendo com que o restante da população Mapuche que permanece na região venha a ter prejuízo no seu modo de vida.


Manifestação realizada por mapuches.

Esse pensamento de exploração da terra se torna um dos principais pontos de divergências entre os Mapuches e o governo chileno, a cultura Mapuche tem entre suas características o respeito a terra se utilizando dela de uma forma consciente, se diferenciando totalmente das políticas adotadas pelo governo do Chile, que durante anos preferiu utilizar políticas focadas no crescimento econômico. 

A luta do movimento Mapuche vai acontecer de diversas maneiras entre as formas de resistência estão desde pequenos atos como a destruição de cercas das empresas florestais até a queima de empresas que exploraram a região de Arauco. 

Porém o movimento acredita que a principal forma de resistência está na permanência nas terras originárias Mapuche, não se sujeitando a se deslocar para as grandes cidades, onde acabam sendo marginalizados e vivendo em condições precárias. 

O movimento vem nas últimas décadas se organizando em diversos focos, parte do movimento compreende que a melhor forma de conseguir seus objetivos é através da luta armada, e de manifestações violentas contra o governo. Essa ala mais violenta do movimento acaba mantendo ligações com grupos revolucionários da América como as FARC-EP.

Já a ala mais pacífica se utiliza de fóruns a respeito de direitos humanos e ecologia para levar para outras localidades o pensamento do movimento, com isso nos últimos anos foram ganhando simpatizantes não apenas no Chile como também no resto do mundo.

Nos últimos anos o movimento começou a adquirir maior participação política, através de tentativas de se eleger a cargos políticos, os descendentes Mapuche vem aos poucos conseguindo se fazer presente, inclusive com tentativas para as eleições presidenciais do Chile. 

As divergências entre o movimento Mapuche e o governo chileno vem a cada ano tomando novas proporções, como forma de tentar impedir os protestos o governo do Chile vem utilizando-se da lei antiterrorista criada na época da ditadura militar para prender muitos lideres Mapuche. Essa lei antiterrorista acabou sendo incorporada nas reivindicações do movimento que compreende que não deva adéqua em sua luta já que eles não são terroristas e sim manifestantes na luta pelo direito de suas terras.


Referências

Contreras, Raul Ortiz. Etnogênese e resistência mapuche no perídio do colonial: alguns apontamentos críticos. Disponivel em <http://www.ifch.unicamp.br/ihb/raulortiz.pdf_. Acesso em: 17 out. 2013

Moya, Erik Alexis. A questão indígena em Chile o caso Mapuche um problema inacabado. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27128/000761517.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 ser. 2013

WIKIPEDIA. Movimento Mapuche. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapuches <Acesso em: 18 set. 2013

Rodriguez, Carlos Ruiz. SÍNTESIS HISTÓRICA DEL PUEBLO MAPUCHE (SIGLOS XVI-XX). Disponível em http://www.rebelion.org/docs/74335.pdf. Acesso em: 25 set. 2013

ARGENTOUR. Mapuche. Disponível em http://www.argentour.com/es/mapuches/mapuches.php. <Acesso em: 16 set. 2013>

SADER, Emir. Democracia e ditadura no chile. São Paulo: Brasiliense, 1984.p. 76

TIMERMAN, Jacobo. Chile : o retrato de uma agonia. Sao Paulo: Best Seller, 1987. 156 p.


Áudio e Vídeo



Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...