Sociedade Azteca (Imagens)

Acompanhe imagens sobre o Estado Indígena Azteca, uma civilização original da região meso-americana.

Sítio arqueológico de Teotihuacan na Cidade do México.
Pirâmide do Sol em Teotihuacan.
Pirâmide da Lua em Teotihuacan.
Templo de Quetzalcóath em Teotihuacan.
Representação de Itzcóatl, quarto rei azteca que governou entre 1427 e 1440. Início de campanhas militares que resultaram na formação de um império.
Tlacaélel, conselheiro supremo de pelo menos dois reis aztecas. Foi o responsável por fazer o povo orgulhar-se de ser azteca ao efetivar a reforma da sua História, a pintando com eventos épicos e queimando os antigos registros.
Ahuízotl, o soberano azteca que honrou suas tradições guerreiras ao liderar um exército de 60.000 homens, tendo conquistado 45 povos.
Na base da pirâmide social azteca estavam os macehuallis, os homens do povo em nahuatl, que eram vinculados a um calpulli e estavam sujeitos a convocação para serviços militares e trabalhos coletivos. Representação em escultura.
Nobreza azteca ou pilli,não hereditária e mantida através de atos de distinção.
Pedra do Sol

2 comentários:

  1. Veja que interessante. Esta frase indica que os Aztecas já possuíam critérios meritocráticos: "Nobreza azteca ou pilli,não hereditária e mantida através de atos de distinção."

    Paulo Falcão

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Paulo. Esta referência ao valor dado ao que hoje chamamos por mérito é repetido por diversos autores. Mostra-nos que o capitalismo não foi uma criação europeia tão criativa assim. O vontade de mérito é uma contradição dentro deste modo de produção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...