Programa História em Pauta Nº 27 (Ocupação Lanceiros Negros)

Na 27° edição do nosso programa História em Pauta conversamos com José Henrique Fernandes dos Santos, Jorge Urubatã Lemes dos Santos e Marcos Farias de Mira do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) sobre a Ocupação Lanceiros Negros, aonde estão cerca de setenta famílias originárias da Lomba do Pinheiro, Morro da Cruz, Vila Chocolatão e Ilha da Pintada que perderam seus bens devido a enchentes. Trecho do segundo comunicado do movimento:

"Não aceitaremos mais injustiças. Nós, negros, queremos ter acesso ao centro da cidade e aos equipamentos sociais que nele existem. Não queremos mais ver nossos filhos sendo assassinados pelo tráfico e pelo Estado, e termos nossos direitos e nossa luta tratados como caso de polícia. Chega de higienização e limpeza étnica na cidade de Porto Alegre. Chega de sermos despejados de nossas casas e de perdermos tudo nas enchentes, por estarmos sem trabalho e sem um salário que nos permita viver dignamente. Chega de prédios abandonados, vazios urbanos e especulação imobiliária.

Que o Governo do Rio Grande do Sul saiba: se não nos tratar como gente, como cidadãos, ou seja, se não negociar, não ouvir nossas demandas, será responsável por um grande massacre. Nós reivindicamos a história de luta e combatividade dos Lanceiros Negros, do Quilombo dos Palmares e de todo o povo negro. Não sairemos sem lutar e sem sermos tratados dignamente. Não sairemos sem antes termos o direito a nossa moradia garantido. Resistiremos até o fim e se preciso for morreremos pelos nossos filhos e pelo nosso futuro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...